A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco é parceira do movimento Transnordestina Já, liderado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e que tem por objetivo integrar esse setor importante da sociedade à luta pela defesa do ramal Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina.
O secretário Guilherme Cavalcanti vem participando das reuniões do grupo. No encontro mais recente, Cavalcanti traçou um panorama da situação atual da ferrovia e falou sobre as estratégias para assegurar a retomada das obras no trecho em Pernambuco, que totaliza 544 quilômetros.
Ministro dos Transportes
Na última sexta-feira (19), o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu, em reunião com a governadora Raquel Lyra, que o Governo Federal vai concluir a Transnordestina em Pernambuco.
Para o secretário Guilherme Cavalcanti, o desafio agora é fazer com que o Governo Federal reassuma as obras, com recursos do Orçamento Geral da União, e monte a estratégia de execução em um novo modelo de concessão.

O secretário Guilherme Cavalcanti vem participando das reuniões do Transnordestina Já e, na mais recente, apresentou o panorama atual do projeto
"Nosso discurso é o desenvolvimento do Nordeste. Quando estiver pronta, a ferrovia será fundamental para a região", ressalta o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Ele destaca a importância do protagonismo do movimento Trasnordestina Já na articulação pela retomada das obras, que podem beneficiar Pernambuco e Ceará, diretamente, e outros estados da região indiretamente, além do envolvimento do setor produtivo e da sociedade civil na defesa da ferrovia.
"É necessário pensar no projeto como um eixo de desenvolvimento para o Nordeste, e isso passa por uma decisão política", complementou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), Antônio Barreto Couto.