Transpetro encomenda oito navios

Enfim, a Transpetro realizou ontem a assinatura do contrato com o Estaleiro Promar para a construção de oito navios gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) - o valor da encomenda é de US$ 536 milhões. Os investidores do Promar indicaram à Transpetro, formalmente, no último dia 29, uma área de 80 hectares no Complexo Industrial Portuário de Suape, na Ilha de Tatuoca, onde o estaleiro será construído. Serão gerados mais de 10 mil empregos em Pernambuco. Destes, 2,7 mil serão criados de forma direta (1,2 mil para a implantação do estaleiro e outros 1,5 mil na construção dos navios).

A documentação necessária (licença ambiental prévia e posse do terreno) foi devidamente apresentada e aprovada pela estatal. Desta forma, o Promar cumpriu o prazo estipulado pela Transpetro (30 de junho) para a apresentação dos documentos necessários para a assinatura do contrato. Este prazo levou em conta o cronograma de construção e entrega dos navios do Promef e também a validade da proposta comercial do estaleiro, que expiraria hoje.

A estimativa é de que o Promar inicie a construção dos navios em um ano e esteja concluído em um prazo de 18 meses. O primeiro navio desta série será entregue em 2013. “Dentro da nossa política de buscar a competitividade em nível internacional, este é mais um estaleiro a ser criado com tecnologia e processos produtivos de última geração”, afirmou o presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Foram reunidos em um único lote todos os gaseiros que compõem o Promef, sendo quatro de 7 mil m³, dois de 12 mil m³ e dois de 4 mil m³. A construção dos navios será feita com um índice mínimo de nacionalização de 70% na compra de equipamentos e serviços. No total, Pernambuco sediará a construção de 30 embarcações, consolidando-se como um novo polo naval.