Pernambuco recebe o Panama Invest 2013

Evento, realizado em três capitais do mundo a cada ano, será sediado no Recife próxima sexta-feira (22). Formação de parcerias, estreitamento de laços comerciais e atração de investimentos são o foco do evento

O Estado de Pernambuco e o Governo do Panamá têm encontro marcado próxima sexta-feira (22) no auditório do JCPM no Recife. É que o Estado sediará a segunda edição do Fórum Panama Invest no Brasil. O evento reúne empresários, representantes do Governo e acontece em três capitais do mundo a cada ano. Aqui no Recife, a proposta é reunir cerca de 150 pessoas, entre autoridades e empresários ligados à construção civil, a turismo, à logística e a serviços logísticos e marítimos. Além da capital pernambucana, em 2013, Roterdã e Lisboa também receberão o Fórum. No Brasil, o evento aconteceu em São Paulo pela primeira vez em 2008.

Para detalhar esta edição do Panama Invest para a imprensa, estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (19), na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper), o diretor da Agência Invest in Latam, Álvaro Villasante, o secretário executivo de Articulação Internacional do Governo de Pernambuco, Rodolfo Ramírez e o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima. Os representantes dos governos de Pernambuco e do Canadá detalharam o conceito e o formato do evento, dados econômicos recentes sobre aquele país, apresentaram a programação e confirmaram a presença de dois ministros: de Comércio e Indústrias do Panamá, Ricardo Quijano, de Assuntos do Canal e do Metrô Panamenho, Roberto Roy, além de uma comitiva composta por outras 20 pessoas, entre integrantes do Governo e empresários.

O diretor da Invest in Latam afirmou que, hoje, antes da ampliação do canal, cerca de 35% da carga mundial já passa pelo país e que Pernambuco, principalmente pelo contexto econômico que vive, é visto pelo Panamá como porta de acesso a novos negócios e a novas parcerias. “Admiramos o trabalho que está sendo feito aqui e ficamos felizes de nos aproximarmos de um “sócio” comercial tão importante como é Pernambuco para o Brasil”, comentou Álvaro.

“O Panamá é ponto logístico estratégico (possui quatro portos em operação e outros dois em construção) e nós temos extremo interesse na formação de parcerias e acordos com este país. Com a ampliação do canal, sairemos à frente com condições diferenciadas e consolidarmos Suape como porto concentrador (hub port) das cargas que passarem pelo novo canal com destino à costa leste da América do Sul”, afirmou Roberto Abreu e Lima.

Para Rodolfo Ramírez, o evento deverá fomentar também as exportações para aquele país: “O Panamá é uma plataforma de comércio exterior conhecida em todo o mundo e queremos nossos produtos nessa vitrine para que as empresas de todo o mundo conheçam os fornecedores pernambucanos e comprem os nossos produtos”.

APROXIMAÇÃO// Além de uma rota aérea direta com quatro voos semanais entre Pernambuco e o Panamá através da Copa Arlines, da troca de experiências e da formação de parcerias, o Estado desenvolve outras ações de aproximação entre os dois países. O Projeto Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação, chegará ao país ainda este ano, levando alunos das escolas públicos do Estado para estudar espanhol e no âmbito da informática, o Porto Digital já está em contato com o parque tecnológico panamenho Cidade do Saber.