Vendas reais das indústrias sobem 13,8%

A indústria pernambucana apresentou uma série de sinais positivos no mês de setembro, apontando para um bom momento no final deste ano. As vendas reais das empresas foram 13,8% maiores do que em agosto e registraram crescimento de 4,9% ante setembro de 2008. Na comparação mensal, subiu também o volume de aquisições de matérias-primas (29,6% a mais), o contingente de pessoal contratado (elevação de 6,8%) e a remuneração paga aos trabalhadores (alta de 5,8%). Os números são da pesquisa mensal Indicadores Industriais da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).


As informações mostram uma evolução no desempenho do setor, que começa a deixar de se recuperar para apontar um crescimento real nos últimos três meses de 2009. Ainda assim, alguns indicadores mostram-se negativos quando a comparação é feita com setembro do ano passado. Um deles é o de compra de insumos, que ficou 13,9% menor. O nível de utilização da capacidade instalada neste ano (76,9%) também é inferior ao percentual registrado no mesmo período de 2008 (79,%).


Os segmentos de fabricação de produtos metálicos (alta de 27,94%), alimentos e bebidas (25,39%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (24,19%) foram os que impulsionaram o crescimento nas vendas em setembro.

Da redação - Jornal do Commercio