O Fórum Suape Global quer chamar a sociedade pernambucana para debater o desenvolvimento do Complexo Industrial Portuário de Suape e municípios vizinhos. Entre setembro e outubro serão realizadas seis reuniões, uma para cada grupo de trabalho, a fim de mobilizar as mais de 60 instituições que estão se integrando ao processo. Ontem, foi realizado um workshop no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE), em Santo Amaro, para definir essa agenda e reunir contribuições de especialistas nas mais diversas áreas.
"Nosso objetivo é construir uma visão de futuro que projete o porto que queremos pelos próximos 30 anos. Mas não é fácil mobilizar a sociedade", afirma o diretor do Suape Global, Silvio Leimig. Pelo calendário acertado, o primeiro grupo de trabalho a se reunir será o de Desenvolvimento Industrial, no dia 21 de setembro. No dia 23 será a vez do grupo de Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento. No dia 28, Pesquisa, Tecnologiae Inovação. No dia 30, Ambiente e Desenvolvimento de Negócios.
Em outubro, no dia 7, será a vez do grupo de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Social e, finalmente, no dia 14, vão se reunir representantes do eixo Informação, Comunicação e Divulgação. O local dos encontros ainda não foi definido. "No workshop de hoje (ontem) já tivemos palestrantes especialistas em cada um desses temas. O que queremos agora é avançar e definir ações", explicou Silvio.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, o estado vive um momento importante. "Pernambuco pode e deve aproveitá-lo para que os investimentos possam dialogar com outros setores da nossa economia", destacou, durante a abertura do evento. "Suape é o porto mais importante ao norte de Itaguaí, no Rio de Janeiro. O que precisamos é explorar bem as oportunidades que estão surgindo", defendeu João Recena, membro da equipe que está revisando o plano diretor de Suape.
O projeto Suape Global foi criado em dezembro de 2008 e temcomo objetivo transformar a região de Suape em um polo provedor de bens e serviços nas áreas de petróleo, gás, naval e offshore. Entre as entidades envolvidas estão universidades, a Federação das Indústrias (Fiepe), Sebrae, instituições financeiras, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a empresa Suape e as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Juventude e Emprego, Educação e de Ciência e Tecnologia, além de representantes dos chamados projetos estruturantes - Refinaria Abreu e Lima, Estaleiro Atlântico Sul e PetroquímicaSuape.
Rio Oil & Gas - Ao mesmo tempo em que articula a agenda dos grupos temáticos, o Fórum Suape Global também prepara sua participação na Rio Oil & Gas, que acontece de 13 a 16 de setembro no Rio de Janeiro. Serão dois estandes de Pernambuco - um do Porto de Suape, logo na entrada do evento, e outro do governo do estado na área central do Pavilhão 3 do Riocentro.
"Será mais uma oportunidade para divulgar nossa marca e convencer as empresas de que Pernambuco é o melhor lugar para investir", diz Silvio Leimig. Depois da feira, o Fórum Suape Global começa a estruturar a segunda edição do Pernambuco Business, consolidando-o como o segundo maior evento do setor no país, atrás somente da Rio Oil & Gas. A primeira edição foi realizada em outubro de 2009 no JCPM Trade Center.
Fórum convoca sociedade para debater sobre Suape
27/05/2011
                        
     
             
                     
                 
                