O Porto do Recife inaugurou nesta sexta-feira o novo Terminal Marítimo de Passageiros, que passa a funcionar no Armazém 7 da região portuária. O galpão foi reformado, ganhou banheiros e uma infraestrutura adequada para receber passageiros de até três navios atracados simultaneamente. A temporada de cruzeiros 2010/2011 já recebeu três navios e tem previsto o desembarque de outros 66 até o mês de março do ano que vem. 
 
A obra teve apenas a primeira etapa concluída, ao custo de R$ 1,5 milhão. Todo o projeto, orçado em R$ 20 milhões e executado com recursos do PAC da Copa, deve estar concluído até o ano de 2012. Estão previstos, além do receptivo, praça de alimentação, estacionamento e postos da Receita Federal, da Polícia Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
"Foram seis meses de obras para oferecer o mínimo de condições ao turista que embarca e desembarca no Recife. Os navios de passageiros não vão mais compartilhar a mesma área de carga e descarga do Porto do Recife e terão mais conforto", detalhou Sileno Guedes, presidente do Porto do Recife.
Além da reforma no prédio, foi feita também a instalação hidráulica e elétrica do local, que futuramente contará com ar-condicionado central. Outra novidade é que o galpão que servia como antigo refeitório da região portuária, antes abandonado, foi demolido, possibilitando a quem passa pelo Recife Antigo ver os navios atracados e o novo terminal.
"Continuaremos com as ações de divulgação do Recife para o público dos cruzeiros. Temos uma série de panfletos de divulgação voltados para que estes turistas, que passam tão pouco tempo na cidade, aproveitem e planejem o retorno a cidade, para conhecer outros atrativos", explica Simone Jar, diretora de Qualidade da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife. Entre os itens distribuídos está a revista Recife Te Quer, traduzida para o inglês e o espanhol.
Segundo a secretária adjunta de Turismo de Pernambuco, Ana Lúcia Cabral, o público de cruzeiros cresceu maisde 300% no país desde 2003 e o interesse pela atração de navios é grande. Gilson Azevedo, da Empetur, conta que o estado está desenvolvendo um material de divulgação exclusivo para captar novos cruzeiros marítimos. "Normalmente quem faz essa rota para Fernando de Noronha, por exemplo, chega um pouco antes e fica depois da viagem. Temos opções para que aproveitem esse período", completa.
O público, de acordo com a Empetur, é formado na maior parte por famílias e pessoas mais velhas, que têm o costume de viajar de navio. "Outro público que tem sido atraído para este tipo de turismo é a chamada nova classe média. As possibilidades de parcelamento e a maior oferta de viagens tem feito os cruzeiros mais acessíveis", conclui Luciana Carvalho, vice-presidente da Empetur. 
Inaugurado Terminal Marítimo
26/05/2011
                        
     
             
                     
                 
                