O próximo ano tem tudo para ser muito frutífero (com o perdão do trocadilho) para a Agrodan, empresa que mais exporta manga no País. A previsão no aumento das exportações da fruta em 2011 em comparação com este ano é de 30%. A Agrodan, situado no município de Belém do São Francisco (Sertão), já registrou um ótimo crescimento nas suas vendas externas em 2010 em relação ao ano anterior - 15%.
A empresa vai fechar 2010 com uma safra de 16 mil toneladas de manga. A produção contempla vários tipos da fruta (Tommy, Atkins, Kent, Keitt, Haden e Palmer). Somente 6,25% do total produzido é destinado ao mercado interno. Os principais compradores do mercado estrangeiro são de países como Alemanha, França, Portugal, Suíça, Inglaterra, Espanha e Holanda. Desses países, a fruta é distribuída por toda a Europa e re-exportada para o Oriente Médio. Nos próximos meses, a empresa quer conquistar outros dois grandes mercados consumidores: os Estados Unidos e o Japão.
Em 2011, a expectativa é uma safra de 20 mil toneladas. “Isso é um desafio e tanto a ser superado, tendo em vista a enorme adversidade cambial por que passa todo o setor exportador”, explica o diretor comercial da Agrodan, Paulo Álvaro Roriz Dantas. A adversidade é causada pela valorização do Real frente ao Dólar. Fato que desvaloriza o valor dos produtos exportados.
As mangas são embaladas na sede da empresa, na Fazenda Brandões. A capacidade diária de processamento é de aproximadamente 160 toneladas. Cerca de 95% da fruta é exportada via marítima e o restante vai de avião. A pequena parte da produção que fica no Brasil é formada por mangas do tipo Kent. No Recife, a fruta pode ser encontrada na Casa dos Frios, Frutaria e Pescadore.
“A fruta não possui fibras, é cremosa e pode ser degustada de colher. Tem tudo para se firmar no mercado interno, bastando para isso que o brasileiro a conheça”, informa Dantas. A manga produzida pela Agrodan é plantada em diversas fazendas situadas ao longo do Vale do São Francisco. Somando as áreas das plantações são 1.200 hectares. Quando foi fundada, em 1987, eram apenas 40 hectares. A empresa começou a exportar em 1991. A Agrodan tem hoje mil funcionários.
Ano promissor para a Agrodan
26/05/2011