A Mineradora São Jorge foi fundada em 1969. Tem suas jazidas localizadas nos municípios de Ouricuri, Ipubi e Trindade, no sertão pernambucano. Trata-se de uma empresa de extração e beneficiamento de gipsita, um mineral não-metálico utilizado como matéria-prima na produção de cimento, gesso para construção civil, gesso agrícola, cerâmico e gessos especiais, como dental e ortopédico.
Inicialmente, a produção de gipsita na Região do Araripe era feita de forma manual. O mineral, na forma bruta, era utilizado apenas pelas fábricas de cimento. Com o aumento do consumo de gesso pela construção civil, a indústria passou a produzir, na década de 80, gipsita selecionada para as empresas calcinadoras e logo se tornou referência no mercado devido à inquestionável qualidade de seu produto e de sua capacidade de produção.
Em Pernambuco, a Mineradora São Jorge foi pioneira na produção de gesso alfa para fins especiais, utilizado nos setores médico e dental. A produção deste tipo de gesso se concretizou através de parceria com a multinacional Johnson & Johnson para fabricação de gesso para ataduras. Após o término da parceria com a Johnson & Johnson, a São Jorge deu continuidade à experiência e desenvolveu novos produtos com o gesso dental.
Com a total mecanização da lavra, em 1996, a empresa tornou-se a maior produtora nacional de gipsita, sendo responsável, na época, por 20% da produção brasileira do mineral. Atualmente, a empresa continua sendo a maior produtora do país com uma produção média anual de 720 mil toneladas.
Premiação - Como consequência de toda a sua história, pautada pela busca incessante da qualidade dos produtos, atendimento, serviços e pessoal especializado, a São Jorge recebeu prêmios de destaque nacional e internacional. São eles: Prêmio Qualidade Brasil 2006 e por quatro anos consecutivos - 2006, 2007, 2008 e 2009 -, o Prêmio Revista Minérios & Minerales, como a maior produtora de gipsita do Brasil, estando entre as 200 maiores minas brasileiras.
A Mineradora São Jorge também vem se destacando pelo trabalho de desenvolvimento de recursos humanos. Utiliza mão-de-obra exclusivamente de moradores das cidades circunvizinhas, possuindo um quadro funcional com 110 colaboradores.
A empresa tem compromisso também com o desenvolvimento profissional e a formação adequada de seu capital intelectual, oferecendo incentivos, a exemplo de escola nas suas dependências, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Trindade. Oferece ainda auxílio-educação para cursos de graduação, pós-graduação e profissionalizantes. O objetivo é agregar conhecimentos que gerem impacto positivo na empregabilidade dos seus colaboradores.
Da redação - Diario de Pernambuco