Vendas crescem 3,5% na RMR

A trajetória de retomada do crescimento do comércio varejista da Região Metropolitana do Recife (RMR), iniciada em maio depois de um período difícil por conta da crise, continuou em ascensão em outubro. O total das vendas, sem considerar as concessionárias de veículos, teve incremento de 3,5% se comparado com setembro e mais de 11% em relação a outubro de 2008. Os dados foram divulgados ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-PE).


Os principais destaques na comparação com setembro foram os setores de supermercado, que cresceu 4,9%, e de material de construção, com incremento de 5%. Já em relação a outubro do ano passado, o primeiro aumentou 14,54% e o segundo saltou 9,89%.


Na contramão, o setor de comércio automotivo puxou o índice da Fecomércio-PE para baixo, já que apresentou recuo de 12,46%, fazendo com que as vendas do comércio em geral caíssem 0,66%. As vendas de veículos em setembro foram puxadas pela perspectiva do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), criando uma base muito alta de comparação para as vendas de outubro. Tanto que, na comparação com outubro de 2008, mês em que a crise começou a se instalar no comércio varejista da RMR, as vendas de veículos cresceram 15,59%.


A massa salarial também está demonstrando recuperação. Embora em setembro a massa dos salários quase não tenha se alterado, no acumulado até outubro cresceu em torno de 1%.

Da redação - Folha de Pernambuco