Os profissionais de nível superior que querem se aperfeiçoar na área de petróleo e gás, almejando, por exemplo, trabalhar na Refinaria Abreu e Lima ou em seus fornecedores, têm como opção os cursos de pós-graduação do Centro de Tecnologia e Geociências, da UFPE. O CTG participa do Programa de Formação de Recursos Humanos em Petróleo e Gás, financiado pela Agência Nacional do Petróleo. Os cursos são nas áreas de refino (engenharia química) e exploração e produção (geologia e engenharia civil), com direito a bolsa.
"O centro tem muita experiência nessas áreas. Formatamos, inclusive, três cursos para o Prominp (Programa de Mobilização da Industria Nacional de Petróleo e Gás Natural) na área de engenharia. Formamos 90 pessoas", informa o diretor do CTG, Edmilson Lima. A UFPE, inclusive, está para contratar mais dois professores da área de petróleo e gás e mais dois na de engenharia naval para reforçar o time. Outra opção nessa área é o mestrado profissional em tecnologia da energia ofertado pela Universidade de Pernambuco (UPE).
Mas não são apenas as universidades públicas que oferecem cursos com foco em Suape. Entre as privadas, a Católica tem opções de mestrado em engenharia civil e desenvolvimento de processos ambientais, além de MBAs em planejamento e gestão ambiental e gestão de negócios e especializações lato sensu em diversas áreas. "Não são cursos desenhados especificamente para Suape, mas têm alguma conexão", esclarece o coordenador geral da pós-graduação, Degislando Nóbrega.
Entre as faculdades, a Maurício de Nassau passou a ofertar a partir deste ano o MBA em logística empresarial. "Estamos na segunda turma e prestes a abrir a terceira. Abordamos a logística sob o conceito de gestão da cadeia de suprimentos, desenvolvendo e capacitando profissionais com um diferencial no mercado", argumenta a gerente da Business School, Vania Campos. O MBA da Maurício de Nassau custa R$ 5.250, valor que pode ser dividido em 15 vezes. Já na Faculdade Joaquim Nabuco, as especializações na área de negócios (gestão ambientale logística empresarial) custam R$ 3.300, também em 15 vezes.
Com um olho em Suape e outro nos empreendimentos que estão se instalando no interior, a Faculdade Boa Viagem está abrindo vagas para especializações em logística industrial e de serviços e em gestão industrial. "Pernambuco está retomando sua vocação industrial e precisamos de profisisonais preparados para atuar nesses novos mercados", justifica o coordenador dos cursos, Luiz Patrício Barbosa Júnior.
Opções de aperfeiçoamento
14/07/2011