Suape responde questões ao TCE

A administração do Complexo Industrial Portuário de Suape protocolou, na última sexta-feira, o documento contendo as respostas para os 27 questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o edital de licitação do acesso rodoferroviário às Ilhas de Tatuoca e Cocaia. A via terá cerca de 10 km e sairá da PE-28, estrada que dará acesso ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A execução da obra está orçada em R$ 81 milhões.


Paralelo à avaliação do TCE, a direção portuária segue trabalhando com a perspectiva de reapresentar o edital de licitação no dia 31 deste mês. De qualquer forma, ainda há o risco de o órgão fiscalizador suspender novamente o processo licitatório, como já fez no dia 18 de maio. A concorrência foi lançada no dia 8 de abril e a abertura das propostas deveria ocorrer no dia 20 de maio. Entretanto, a informação é de que é preciso mais dados para esclarecer todo o projeto. Pontos como restrição da competitividade estariam sendo questionados pelos auditores.


Em Suape, o sentimento é de que todas as perguntas foram atendidas prontamente. Mas caberá apenas ao Tribunal de Contas o papel de averiguar as respostas. Atualmente, é usado um acesso provisório para os deslocamentos em direção ao EAS. Existe uma expectativa muito grande quanto à conclusão dessa rodoferrovia porque ela daria as condições necessárias para o tráfego de veículos de grande porte no local.