Moda’n’Play promove a produção pernambucana como elemento da economia criativa

Article image

Maratona de 12 horas de ações simultâneas voltadas à moda integrará pela primeira vez a programação do REC’n’Play, com desfiles, palestras e oficinas com pegada ‘tech’

9 moda n play

Desfile durante o Estilo Moda Pernambuco (EMP), realizado em Santa Cruz do Capibaribe. Crédito: Juarez Ventura/Divulgação

Chegou o dia de colocar a moda pernambucana no espaço que merece: como um grande componente do estado na valorização da cultura e da economia criativa. Trata-se do Moda’n’Play, ação que vai colocar a toda a cadeia de produção da moda autoral local em destaque, com o objetivo de promover nacionalmente o design de Pernambuco. O evento ocorre nesta sexta, 4 de outubro, e vai promover 12 horas de uma maratona de atividades simultâneas no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, em uma programação que inclui paineis, palestras, oficinas, desfiles, exposições e um talk show. O evento integra as atividades do Rec’n’Play e faz parte do plano da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) para impulsionar os negócios de quem cria e atua no Estado, fortalecendo as cadeias produtivas locais.

O projeto é encabeçado por Bárbara Grijp, gerente de Projetos e Cadeias Produtivas do Estado, que ressalta a relevância do protagonismo da moda pernambucana no contexto da economia criativa e como ela passa a integrar os conceitos atuais de promoção, de divulgação e de produção. “O tema eixo das atividades do projeto é gerar reflexão sobre como a produção é feita localmente e como se aproveita a cultura pernambucana para ressignificar nossa posição como criadores de moda. Mas a moda está nas mídias digitais, nas redes sociais, a tecnologia imprimiu uma nova forma de consumo que exige um movimento da moda nesse contexto. Por isso, nada mais acertado que falar desse olhar sobre o que é produzido aqui no Estado que no Rec’n’Play, maior evento de economia criativa e tecnologia do Nordeste”, destaca. “Tudo sempre com o objetivo de valorizar as marcas locais de todos os portes e promover a interação entre todos os agentes da moda, inclusive fortalecendo a conexão entre região metropolitana e interior”, completa.

FILME DE MODA

 

Nesta semana, o staff, direção, produção, colaboradores e parceiros do Moda’n’Play se reuniram para articular os últimos detalhes para o evento do dia 4 outubro, quando será gravado um curta-metragem. O encontro resultou em um ‘fashion film’ para divulgação do projeto. O vídeo é ousado e uma nova forma de divulgar desfiles e marcas. A peça, por sinal, já traz uma prévia do que vai aparecer nas passarelas e surpreende pelo destaque que as produções pernambucanas vão ganhar. O fotógrafo Ravmes,  um dos destaques em fotografia de moda do país, assumirá a direção do curta.

DESFILE  E EXPOSIÇÕES

A programação do Moda’n’Play será uma oportunidade para conhecer as tendências que estão em alta na moda pernambucana. Para a passarela, foram selecionadas 7 marcas de design autoral para desfilar suas peças no Museu do Cais do Sertão. Um dos destaques é o designer pernambucano Melk Z-Da, conhecido por um trabalho artesanal pensado para ‘slow fashion’, uma moda atemporal, planejada e produzida com cuidado. A marca, que nasceu em 2005,  já fez participação em edições do Fashion Rio, um dos eventos de moda mais importantes do país. Melk Z-Da também vai aproveitar o evento para lançar sua nova coleção, que será voltada para multimarcas e o comércio atacadista. A novidade já está no radar de comercialização de oito pontos de venda no Brasil. Quem for acompanhar o desfile, também poderá conferir as peças da Rush Praia, Acre, Cleber Lima, Leopoldo Nóbrega, Marc Andrade e Sia Ateliê por Jardel Liter. Detalhe: o desfil de Melk Z-Da vai acontecer no Parque das Esculturas de Brennand, às 17h, no pôr do sol. Será um dia inteiro de desfiles, começando às 9h, no Museu do Cais do Sertão, com encerramento às 21h.

Os registros de moda terão espaço especial dentro da sala de exposição do Museu Cais do Sertão. Buscando valorizar a produção e eventos do universo da confecção, o Moda’n’Play preparou uma exposição com trabalho de 17 fotógrafos pernambucanos que conseguiram capturar a produção como expressão artística. O edital juntou mais de 20 fotógrafos que disputaram as vagas para participar da exposição, que acontece das 9h às 21h, no dia 4 de outubro.

Criadores de acessórios também irão expor sua produção durante o Moda n’Play. Cada designer, sendo produção e criação pernambucanas, propôs um acessório para ser apresentado, trazendo a reflexão da moda, através do conceito de exposição de obra de arte. Foram escolhidos 18 designers, dentro os inscritos no edital, para participar da mostra que acontecerá no Museu Cais do Sertão, das 9h às 21h.

CONHECIMENTO E QUALIFICAÇÃO

A programação ainda conta com painéis, palestras e oficinas que abordaram a interação entre moda e tecnologia dentro do universo da economia criativa. Os setores ligados à economia criativa atualmente empregam 810 mil pessoas por meio de 240 mil empresas e movimentam por ano cerca de R$ 110 bilhões no Brasil, equivalente a 2,7% do produto interno bruto (FIRJAN). A moda é considerada um componente desta indústria, que vem crescendo e se consolidando no Brasil, e no mundo, principalmente após o “boom” da internet. A moda e a tecnologia interagem e se ressignificam, é na tecnologia onde a moda vem encontrando suporte para evoluir.

As palestras e painéis acontecerão no Museu Cais do Sertão durante todo o dia 4 de outubro. O tema das apresentações será o impacto da tecnologia no consumo de moda, na questão autoral da produção e na diversidade das expressões estéticas nos trabalhos dos designers.

As oficinas serão voltadas para o treinamento em marketing digital e produção e styling de moda, para quem trabalha nas redes sociais. Quem tiver interesse em participar das rodadas, deverá comparecer ao Cesar School, onde serão realizadas as duas oficinas.

TALK SHOW

Encerrando a programação do Moda‘n’Play, acontecerá um inédito talk show sobre tendência e cultura local como inovação na indústria da moda. O convidado para debater sobre a temática é Caio Braz, stylist, publicitário e apresentador do canal GNT. Caio representa uma nova geração de comunicadores brasileiros e transita entre os mais diversos meios de comunicação, destacando seu canal no Youtube, onde aborda os assuntos com uma linguagem autêntica e acessível e compartilha suas experiências de forma descomplicada dando dicas práticas sobre moda, comportamento e viagem. Será na sala de exposição do Museu Cais do Sertão, das 18h às 19h30.

SAIBA MAIS SOBRE O FESTIVAL

O REC’n’Play é um projeto do Porto Digital e será realizado de 2 a 5 de outubro. São quatro dias de programação gratuita, entre shows, palestras e oficinas nas áreas de Tecnologia, Economia Criativa e Cidades Inteligentes. Em 2018, mais de 300 atividades movimentaram o Bairro do Recife, que sedia o festival, reunindo cerca de 15 mil pessoas. Saiba mais e garanta sua inscrição em https://www.recnplay.pe/.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Painel: As redes Sociais, as mídias digitais e a diversidade na moda

  • 04/10/2019 - 10:00 h às 11:30 h
  • Sala de exposição do Museu Cais do Sertão - Armazém 10, Avenida Alfredo Lisboa, s/n - Recife Centro/PE CEP: 50030-150
  • Sala de exposição São Franciso - 2º Andar
  • Geisa Agrício, Hilda Brekenfeld, Jessica Zarina

Painel: As soluções de tecnologia e as novas formas de consumo de moda

  • 04/10/2019 - 12:30 h às 14:00 h
  • Sala de exposição do Museu Cais do Sertão - Armazém 10, Avenida Alfredo Lisboa, s/n - Recife Centro/PE CEP: 50030-150
  • Sala de exposição São Franciso - 2º Andar
  • Mariana Monteiro, Fernanda Regueira, Ariel Cysneiro

Palestra: As Mídias digitais e a questão autoral na moda - Desafios do direito contemporâneo

  • 04/10/2019 - 15 h às 17 h
  • Sala de exposição do Museu Cais do Sertão - Armazém 10, Avenida Alfredo Lisboa, s/n - Recife Centro/PE CEP: 50030-150
  • Sala de exposição São Franciso - 2º Andar
  • Silvana Duarte - Advogada e Designer de Moda

Talk Show Caio Braz

  • 04/10/2019 - 18:00 às 19:30 h
  • Sala de exposição do Museu Cais do Sertão - Armazém 10, Avenida Alfredo Lisboa, s/n - Recife Centro/PE CEP: 50030-150
  • Caio Braz Apresentador, Jornalista e Publicitário

Oficina: Produção de moda e styling para redes sociais

  • 04/10/2019 - 10:00 h às 14:00 h
  • CESAR school (Sala de Aula 03) - Avenida Cais do Apolo, 77 - Recife /PE CEP: 50030-220
  • Instrutora: Jacque Tamboo sócia da @tamboo.cc - Mestre em Designer e Produtora de Moda

Oficina: Marketing digital para a moda

  • 04/10/2019 - 14:45 h às 18:45 h
  • CESAR school (Sala de Aula 03) - Avenida Cais do Apolo, 77 - Recife /PE CEP: 50030-220
  • Instrutora: Agnes Pires – Consultora em Marketing Digital e Professora Universitária

Exposição Fotográfica

  • 04/10/2019 - 09:00 às 21:00 h
  • Sala de exposição do Museu Cais do Sertão - 1º Andar - Armazém 10, Avenida Alfredo Lisboa, s/n - Recife Centro/PE CEP: 50030-150
  • Fotógrafos de moda local selecionados por inscrição voluntária

Exposição de Acessórios

  • 04/10/2019 - 09:00 às 21:00 h
  • Museu Cais do Sertão - Pavilhão, Armazém 10 - Avenida Alfredo Lisboa, s/n - Recife, PE, 50030-150
  • Criadores ou designers ou marcas de acessórios de moda

Desfiles de Marcas Autorais

  • 04/10/2019 - 09:00 às 21:00 h
  • Museu Cais do Sertão - Pavilhão térreo, Armazém 10 - Avenida Alfredo Lisboa, s/n - Recife, PE, 50030-150
  • Criadores ou designers ou marcas de moda

 

Atenciosamente,

 

Bruna Siqueira Campos - (81) 98180-2780 │ brunascb@gmail.com

André Clemente - (81) 9 9731-4937 │ aclementetorres@gmail.com

Manuela Leimig - (81) 9 9962-4950 │ manuelaleimig@hotmail.com

Gerência de Comunicação - (81) 3182-1755 │ Instagram e Facebook: @sdecpe 

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Governo de Pernambuco

Para baixar fotos em alta: www.flickr.com/photos/sdecpe/

(Crédito: Rhudá Jardim/Divulgação)