A nova draga Volvox, que fará o trabalho do canal de acesso no Porto do Recife, aportará na capital no próximo domingo. Na segunda-feira, ela já estará trabalhando a todo vapor. Em função disso, o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, virá a Pernambuco dentro de 15 dias para acompanhar os trabalhos de dragagem, que devem ser concluídos até o fim do mês. “Depois da conclusão será possível viabilizar o projeto de ter o porto como centro distribuidor de grãos no Nordeste”, exaltou o presidente Alexandre Catão.
Quanto ao novo Terminal Marítimo de Passageiros, Catão reuniu-se ontem com César Floriano, presidente da Cocais e da Pier Mauá - companhias privadas que administram os terminais de passageiros dos portos de Santos e do Rio de Janeiro, que têm uma movimentação de 1 milhão de pessoas por ano. Eles discutiram sobre a possibilidade de haver a inclusão da iniciativa privada no controle do terminal, além de César ter realizado uma visita ao local, considerando o mesmo apto para operar.
Porém, uma parceria com entes privados ainda não é algo consolidado. O Porto espera conseguir a liberação de uma verba de R$ 11,5 milhões do Governo Federal para definir o destino do terminal marítimo. Até o momento, apenas o Recife apresentou um planejamento com valor acessível. Outras empresas, a exemplo da MSC Cruzeiros e da Royal Caribbean, manifestaram interesse no projeto do porto recifense.
Nova draga chega neste domingo
14/07/2011