De julho a setembro deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 3,1%, em comparação com o mesmo período de 2008. No acumulado do ano, o PIB apresentou uma taxa de crescimento de 3,4%. O índice ficou acima do crescimento do PIB brasileiro que, em comparação com o mesmo trimestre de 2008, obteve queda de 1,2%.
“Os investimentos realizados no Estado é que estão puxando o crescimento econômico. Na indústria, o comportamento foi influenciado pelo desempenho favorável da construção civil, que registrou um crescimento de 17,1%”, afirmou a coordenadora de contas regionais da Agência Condepe/Fidem, Claudia Pereira. No terceiro trimestre também apresentaram crescimento a agropecuária (2,8%) e serviços (2,6%).
Os impostos cresceram 3,3%. Na agropecuária, o resultado foi influenciado pelo desempenho da pecuária (11,4%). “O destaque está na produção de aves e leite”. No setor serviços, a alta foi de 2,6%. Dos segmentos que integram o setor de serviços, destacam-se as performances dos serviços prestados às empresas (3,9%), intermediação financeira e aluguéis (4,1%) e transporte (12,8%).
Da redação - Folha de Pernambuco