O projeto Suape Global foi o “prato principal” de um evento realizado ontem no Rio de Janeiro pela Organização Nacional das Indústrias de Petróleo - Onip. O “Café com Energia” reuniu cerca de 200 empresários dos setores de exploração de petróleo, gás, naval e off shore na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e contou com a presença do governador Eduardo Campos e outros representantes do Governo do Estado.
Durante 30 minutos, Eduardo apresentou o Suape Global, lançado pelo Governo do Estado no intuito de fazer do porto pernambucano um polo de serviços para essas empresas. O Governador frisou o crescimento acelerado dos setores de exploração de petróleo, gás, naval e off shore para inserir Suape no novo contexto da economia nacional.
“Somente no BNDES, os projetos voltados para estas atividades econômicas somam R$ 240 bilhões em financiamentos. Pensando nisso, o nosso Governo quer viabilizar o adensamento dessas cadeias produtivas em Suape, para transformá-lo num polo internacional de prestação de serviços”, pontuou.
Avanços - Após a apresentação, o Governador ainda detalhou o modelo de gestão implantado em Pernambuco desde 2007 e os avanços conquistados como a evolução do PIB, o aumento da geração de empregos, a ampliação dos investimentos no Estado e a diminuição dos índices de violência. O incremento no número de vagas oferecidas na rede profissionalizante e a política de incentivos fiscais vigente em Pernambuco também foram temas abordados por Eduardo, que foi bastante elogiado ao final da apresentação.
Ainda no Rio de Janeiro, a convite da Petrobras, o Governador visitou o Centro de Pesquisas - Cenpes da empresa, onde foi recebido pelo diretor-presidente Carlos Tadeu Fraga. A iniciativa visa “colar” no projeto Suape Global uma unidade do Cenpes voltada para o estudo da produção de petróleo no Estado. Para os próximos anos, estão previstos cerca de R$ 113 milhões para financiamento de pesquisas nas universidades de Pernambuco.
Além do Governador, estiveram no Rio de Janeiro os secretários Fernando Bezerra Coelho (Desenvolvimento Econômico) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente), além de diretores do Estaleiro Atlântico Sul e da Refinaria Abreu e Lima e os reitores da UPE, UFPE, UFRPE e da Unicap.
Governador apresenta projeto a empresários no Rio de Janeiro
14/07/2011