Suape Global

A semana que termina trouxe alguns acontecimentos que sinalizam para a materialização da ideia de transformar Suape em globalizado polo industrial dos segmentos petrolífero e naval, com ampla capacidade de agregar valores e de atrair incontáveis micros, pequenas e médias empresas da região.

 

Primeiro foi o Encontro de Negócios, realização conjunta da Petrobras, Fiepe e Sebrae, abrindo perspectivas para a inserção de empresas pernambucanas como fornecedoras de bens e serviços nas oportunidades geradas pela implantação da Refinaria Abreu e Lima. Só o Sebrae já capacitou 240 empreendimentos, representando os mais diversos setores que vão agregar valores, multiplicar oportunidades, gerar emprego e renda através da capilaridade das micro e pequenas empresas.

 

Na quinta-feira, graças a uma parceria entre a Petrobras e a Universidade Federal de Pernambuco, o estado vai dispor de um dos mais modernos centros de estudos preventivos contra acidentes na área de petróleo do mundo. Ontem, a coluna "Negócios & Cia", de O Globo, traduzia uma ponta de preocupação dos cariocas ao noticiar a visita do governador Eduardo Canpos ao Rio, informando que " Pernambuco quer levar fornecedores da indústria naval fluminense para o Suape". Tinha razão. As grandes empresas sempre estão em busca de territórios onde florescem bons negócios. O que tem sido o caso de Pernambuco.