Unimetal terá 1ª filial no Nordeste

O município de Timbaúba, na Mata Norte do Estado, receberá a primeira filial do Nordeste da indústria paulista Unimetal. Com investimento de R$ 57 milhões, a fábrica será erguida em um terreno de 10 hectares cedido pela prefeitura do município. A previsão é de que, com a instalação da unidade, sejam gerados 300 empregos diretos e 900 indiretos. Ontem, o governador do Estado, Eduardo Campos, o diretor presidente da Unimetal, Christopher Zung Sung Yung, e o prefeito do município, Marinaldo Rosendo, assinaram o protocolo de intenções para implantação da empresa.


“Este foi o primeiro passo para que possamos implantar a fábrica neste município. Agora nós estamos aguardando a liberação do financiamento pelo Banco do Nordeste do Brasil para dar início aos trabalhos”, afirmou o diretor de participações do Grupo Unimetal, Edmilson Flores. Esta será a primeira planta em fios de poliéster do grupo, que deve financiar 80% do valor total do investimento. A expectativa é de que a construção do parque industrial tenha início em outubro.


De acordo com Flores, a ideia é que a indústria utilize mão-de-obra local. “Como esta é uma área de trabalho específica e carente de mão de obra qualificada, nós iremos oferecer capacitações e daremos prioridade à mão de obra local”, contou. Os fios industriais de poliéster produzidos pela Unimetal são utilizados nas indústrias automobilísticas, na exploração e produção de petróleo, naval, transporte, segurança e gráficas. A planta deverá suprir um déficit de oferta interna do produto no Estado, com a substituição de 40% das importações, em segmento que cresce cerca de 20% ao ano, desde 2005.


A indústria terá como fornecedor a Petroquímica Suape, fabricante da principal matéria-prima, o chip industrial de poliéster, que dará subsídios a uma capacidade de produção de 17 mil toneladas de fios industriais de poliéster, que dará subsídios a uma capacidade de produção de 17 mil toneladas de fios industriais de poliéster. “Nós seremos clientes de 50% da produção deste produto. Na verdade, o nosso projeto nasceu em função de Suape”, disse Flores. A empresa também está instalando um escritório em Timbaúba para melhor atender a demanda.