Fiepe cria divisão exclusiva para promover ações voltadas para o setor, em parceria com 3 entidades
Os segmentos de petróleo, gás, naval e offshore já estão bem representados em Pernambuco.
A Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) criou uma divisão exclusiva para promover ações voltadas a essas novas cadeias produtivas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), além do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).
A iniciativa é pioneira em todo o país por integrar as quatro áreas num único setor, que dentro da Fiepe fica vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento, Articulação e Integração Industrial (NDI). A Divisão de Petróleo, Gás, Offshore e Naval oferece soluções para atender a demandas nessas áreas, como o desenvolvimento de infraestrutura de apoio a empresas de engenharia na elaboração de projetos e planejamento de construção, montagem e manutenção de equipamentos e instalações.
"Adivisão foi criada em decorrência de uma demanda crescente de empresas, as que já estão instaladas em Pernambuco, como a Refinaria Abreu e Lima e o Estaleiro Atlântico Sul, e as que estão por se instalar", explica o coordenador do NDI, Antônio Sotero. Segundo ele, a Fiepe percebeu que precisaria acumular conhecimentos específicos nessas áreas para poder apoiar empresas e instituições de ensino.
Curso - A Divisão de Petróleo, Gás, Offshore e Naval também chega com a missão de realizar eventos técnicos, como o curso A indústria do petróleo, que acontece nesta quinta-feira, dia 10, das 8h30 às 18h, na sede da Fiepe. O evento é promovido pelo escritório regional do IBP e tem como objetivo mostrar o potencial de investimento e oportunidades da indústria do petróleo, tanto para empresas fabricantes de equipamentos como para empresas de serviços.
O curso contará com duas palestras. A primeira será ministrada pela engenheira sênior da Petrobras, Andrea Nicolino de Sá, que falará sobre o Upstream, setor de exploraçãoe produção de petróleo. A outra será com o engenheiro Antonio Eraldo Câmara Porto sobre o Downstream, área que abrange atividades de refino e comercialização. A taxa de inscrição é de R$ 70. Informações pelos telefones 81-3412.8459 e 21-2112.9061, ou pelo site www.ibp.org.br, no link Loja IBP.
Inteligência Empresarial / Cadeia produtiva de petróleo e gás
13/07/2011