“Um projeto que já vem sendo sonhado há muito tempo por muitos petrolinenses, uma nova fronteira agrícola”. Assim o deputado Fernando Filho resume a importância do Projeto Pontal para o Vale do São Francisco. Os investimentos já foram feitos e as obras já vão começar.
A Codevasf, em Petrolina, assinou mais um contrato voltado para o projeto. Dessa vez, os serviços foram contratados para parcelamento da área de sequeiro e estudos técnicos da distribuição de água bruta para os lotes. O contrato com a empresa Projetec foi oficializado pelo valor de R$ 2,4 milhões.
Serão entregues 200 lotes. Dentre os critérios dos estudos preparativos para divisão estão: cada família realocada deverá receber uma parcela de, no mínimo, 40 hectares; o parcelamento deve favorecer a implantação de sistemas de irrigação comunitários e dessedentação animal.
Ao todo serão beneficiadas cerca de 310 famílias residentes dentro e em volta do Projeto Pontal, e 15 mil novos empregos serão gerados.
Essa é mais uma obra conquistada a partir da mobilização que o deputado vem fazendo junto ao governo federal para viabilizar os pleitos das comunidades do sequeiro.
Pontal: Um projeto antigo que está se concretizando a partir de novas idéias
02/06/2011