O Complexo de Suape é o melhor porto do Brasil. A avaliação é de 187 empresários brasileiros que responderam à pesquisa realizada pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), entre os meses de outubro e dezembro de 2009. O porto pernambucano passou pelo exame com nota azul no boletim (7,8) e média acima da nacional (6,9).
O diretor do Instituto Ilos, Paulo Fleury, diz que Suape tem várias características que fazem o porto se destacar em relação aos demais. “É um porto que tem um bom calado (profundidade), excelente localização geográfica, grande retroárea e proteção natural de arrecifes. Isso sem falar na melhoria da gestão que vem sendo implementada e nos pesados investimentos em infraestrutura”, enumera.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Fernando Bezerra Coelho, diz que o segredo da boa nota é fazer o dever de casa. Nos últimos anos, os investimentos públicos no complexo (recursos próprios e repasses estadual e federal) cresceram exponencialmente. Enquanto em 2007 foram aplicados R$ 104 milhões, em 2008 passou para R$ 157 milhões, em 2009 alcançou o patamar de R$ 432 milhões e a expectativa é atingir R$ 750 milhões me 2010.
Na lista de novos investimentos, o secretário aponta a implantação de um segundo terminal de contêineres, a construção de pelo menos quatro novos cais, o reforço da infraestrutura viária e a realização de uma grande intervenção de dragagem para atender ao cluster naval, ancorado pela instalação de novos estaleiros, além do Atlântico Sul.
“Além disso, também estamos cuidando da gestão do porto. Vamos concluir a revisão do plano diretor e elaborar o Plano de Negócios de Suape para os próximos cinco anos, em parceria com o Porto de Roterdã”, assinala o secretário.
Apesar da boa nota no exame, Suape ainda precisa de reforço em alguns quesitos. As empresas entrevistadas na pesquisa do Instituto Ilos pontuaram uma lista com 20 problemas dos portos brasileiros e Suape se saiu mal em alguns deles. A conexão ferroviária foi um deles. Cerca de 45% dos empresários apontaram esse como o melhor problema. Outros pontos negativos foram tarifas, autoridades públicas, exigências burocráticas e tempo de liberação das mercadorias. Apesar de ainda se manter na liderança, Suape caiu de pontuação entre 2007 e 2009 (de 8,3 para 7,8).
“A ferrovia Transnordestina atrasou demais. E um porto sem acesso ferroviário é complicado. A linha poderia, inclusive, ajudar Suape a ganhar escala, porque apesar de estar deslanchando, o complexo ainda tem uma movimentação de cargas pequena (7,7 milhões de toneladas em 2009) em relação a outros portos”. Sobre as tarifas, Bezerra Coelho comenta que a implantação de novos terminais (contêiner, minérios e grãos) poderá estabelecer um cenário de maior concorrência.
Suape é o melhor porto do País
02/06/2011