Lula vai inaugurar obras no Porto de Suape no dia 11

Ponto alto da visita do presidente Lula será no estaleiro, que iniciará a construção do 1º navio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Pernambuco no fatídico 11 de setembro com uma extensa agenda de inaugurações, principalmente no Complexo de Suape. Pela agenda inicial, a visita ao porto deverá ser às 15h30 para inaugurar o moinho de trigo da Bunge, o cais 5 e acompanhar o batimento de quilha do primeiro navio do Estaleiro Atlântico Sul. Na programação, o presidente ainda deve dar uma esticada para Ipojuca, onde inaugura o Centro Federal de Educação tecnológica (Cefet) do município.


Esta será a quinta visita de Lula a Pernambuco somente este ano. Em janeiro, antes de visitar as obras da Ferrovia Transnordestina em Salgueiro e uma fazenda de criação de peixes na costa recifense, o presidente passou alguns dias de férias em Fernando de Noronha. Um mês depois, o presidente inaugurou a fábrica da Sadia em Vitória de Santo Antão e a linha sul do Metrô. A última visita de Lula aconteceu em abril, quando participou do velório do então deputado federal Carlos Wilson.


No final de julho, o governador Eduardo Campos anunciou que o presidente teria duas agendas no Estado, sendo uma entre os dias 2 e 4 e outra no 11 de setembro, mas o compromisso ficará restrito à segunda data, em função da apertada agenda presidencial. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, além de Edison Lobão (Minas e Energia) e Sérgio Machado (presidente da Transpetro) devem integrar a comitiva.


O batimento de quilha no Estaleiro Atlântico Sul será um dos pontos altos da programação. O momento marca o início da construção do navio dentro do dique seco. O primeiro petroleiro construído pelo estaleiro será lançado ao mar em abril de 2010. O presidente Lula também esteve presente na assinatura dos contratos dos navios entre o Atlântico Sul e a Transpetro.


O moinho da Bunge também será inaugurado simbolicamente durante a visita, já que a unidade já está operando em Suape desde o início deste ano, tendo consumido investimento de R$ 126 milhões.