Fornecimento // Mapeamento para investir em Suape

Tudo fica mais fácil quando se sabe o caminho das pedras. Dentro de um mês, os empresários pernambucanos vão ficar sabendo tudo o que precisam ter ou fazer para entrar na cadeia de fornecimento dos projetos estruturadores de Suape. Um convênio assinado ontem entre o complexo industrial portuário, Sebrae e a agência de cooperação técnica alemã GTZ vai possibilitar a publicação de 23 cadernos contendo um mapeamento completo das demandas de bens e serviços desses empreendimentos. O investimento é de R$ 458,4 mil.


Cada caderno tratará de um tema específico. O primeiro a ser publicado vai abordar o segmento de terraplenagem. "Vamos destrinchar tudo o que é possível fornecer nessa área, como máquinas, mão de obra, alimentação, segurança", explica o vice-presidente de Suape, Sidnei Aires. De acordo com o executivo, a segunda publicação será na área de metalmecânica. Outros volumes serão dedicados a construção civil, montagem, manutenção, e assim por diante. "Todos os cadernos estão disponíveis num prazo de 90 dias",garante Aires.


A disponibilização em módulos facilita a vida do empresário, que não precisa perder tempo folheando páginas que não têm a ver com sua área de atuação. No quesito mão de obra, a publicação indica que profissionais serão demandados, que formação eles deverão ter, certificações exigidas etc. Tanto para a Refinaria Abreu e Lima quanto para o complexo da PetroquímicaSuape, com suas plantas de PET, PTA e fios de poliéster, Estaleiro Atlântico Sul, entre outros. "A hora é agora", avisa Sidnei Aires.


O Mapeamento das Demandas de Bens e Serviços dos Empreendimentos foi elaborado pelo Sebrae e está sendo atualizado. Ele se insere dentro do projeto Suape Global, cujo objetivo é transformar o complexo em um polo provedor de bens e serviços da indústria do petróleo, gás, offshore e naval, através de um esforço para inserir as empresas pernambucanas nessas novas cadeias produtivas.


Para as empresas que pretendem alavancar recursos para se tornarem competitivas, a divisão de petróleo e gás da Federação das Indústrias (Fiepe) realiza hoje a palestra Crédito para a cadeia de fornecedores de Suape. O evento abordará as possibilidade de apoio financeiro dos bancos públicos federais - BNDES, Banco do Brasil, Banco do Nordeste - às cadeias produtivas.