Foi finalizado o mapeamento das oportunidades de negócios a partir dos três maiores empreendimentos de Suape: Refinaria Abreu e Lima, Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e PetroquímicaSuape. O Sebrae colheu dados com as três empresas e está finalizando o processo de impressão de cartilhas que serão entregues aos municípios do entorno. A agência alemã German Technical Cooperation (GTZ) foi contratada para a consultoria.
A ideia é que os prefeitos disseminem as informações, passando para micro e pequenos empresários a série de negócios que podem ser gerados através da prestação de serviço - aproximadamente 300. São serviços prestados em obras de edificações, montagem de tubulações, caldeiraria, montagem elétrica, isolamento térmico, entre outros.
“As micro e pequenas empresas precisam saber que todas as regiões do Estado podem ser beneficiadas com os projetos de Suape”, frisou o superintendente do Sebrae, Nilo Simões. Para prefeitos e secretários municipais, o consultor Fernando Vasconcelos fez uma explanação geral sobre o documento. São 23 cartilhas abordando oportunidades de emprego em várias obras - algumas iniciaram em 2009 e vão terminar em 2012, outras ainda serão tocadas.
No material, constam os requisitos de contratação para que micro e pequenos empresários forneçam aos grandes grupos, e os tipos de serviços que não têm fornecedores em Pernambuco. “Vejo nisso uma excelente oportunidade. Temos que criar essas indústrias que não existem”, exclamou Vasconcelos. Foram marcadas datas para reuniões com prefeitos e empresários de cada cidade. Ademais, para verificar o impacto da Refinaria Abreu e Lima, o presidente Marcelino Guedes está concluindo um estudo avaliando a questão no Recife, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Escada.
Cartilhas serão entregues às prefeituras do entorno
02/06/2011