Depois de 45 anos no mercado atendendo às classes C e D, a pernambucana Ondunorte - Companhia de Papel e Papelão Ondulado do Norte está lançando no mercado dois novos produtos, desta vez focando as classes A e B.
São papéis do tipo premium, até então fabricados apenas no Sul e Sudeste do país. O papel toalha Leve Mais e o papel higiênico Alpino, ambos de folha dupla, estão sendo apresentados ao público durante a 29ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brazil International (Abad 2009), evento que segue até amanhã no Centro de Convenções de Pernambuco.
A ampliação do portfólio da Ondunorte tornou-se possível depois que o grupo adquiriu novo maquinário de origem italiana, francesa, alemã e brasileira para atender à expectativa dos consumidores. A fábrica em Igarassu vem sendo ampliada e já trabalha em regime de soft open, pois a inauguração oficial só acontecerá em novembro. A produção vai passar de 80 para 160 toneladas por dia num prazo de seis meses, gerando 250 novos empregos diretos e 300 indiretos. Hoje, a indústria emprega 1,3 mil pessoas.
"A área construída foi ampliada em quase 15 mil metros quadrados, totalizando agora 70 mil metros quadrados. Não falamos em valores, mas foi um investimento expressivo", garante o diretor comercial da empresa, Sérgio Pontes. Segundo ele, os novos produtos contam com as tecnologias micro kilt, que garante alta maciez, resistência e brancura, e gofro in collor, capaz de fazer desenhos no papel. Já o papel higiênico Rose, de folha simples, foi repaginado - ganhou nova textura e maciez para agradar às classes A e B.
A Ondunorte tem 30% de participação no mercado de papéis sanitários no Nordeste. Nas classes C e D, a penetração chega a 40%. Além das marcas já citadas, a planta de Igarassu fabrica os papéis Leve e Novo, ambos voltados para o público de menor poder aquisitivo. A empresa tem presença forte nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e quer conquistar o Sudeste até 2010. Sérgio Pontes também não descarta a possibilidade do grupo começar a exportar no médio prazo.
"Para um ano que se previa negro por causa da crise, até que estamos conseguindo dar continuidade aos nossos projetos, gerando mais emprego para os pernambucanos", comentou Pontes. De acordo com o executivo, a empresa começa a incomodar os gigantes do setor. O papel higiênico Alpino, por exemplo, chega ao mercado custando entre 5% e 6% mais barato do que os líderes, enquanto que o papel toalha Leve Mais vem com 10% a mais de produto. São 132 toalhas, quando o normal são 120.
Para suportar o crescimento da empresa, estimado em 30% para este ano, a Ondunorte planeja implantar quatro centros de distribuição até o final do ano. "Estamos negociando áreas, inclusive fora do Nordeste", revela Sérgio Pontes. A carteira de papéis sanitários conta com cerca de quatro mil clientes nas três regiões onde a empresa atua. Outro negócio explorado pelo grupo é o papelão ondulado, responsável por 50% do faturamento. Nesse caso, são aproximadamente 400clientes, entre fabricantes de alimentos, bebidas, frutas e pescados.
Ondunorte produz papel premium para classes A e B
14/07/2011