A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) recebeu, entre os dias 25 e 27 de abril, a Delegação Americana de Empresas de Energia e Meio Ambiente, que esteve no Recife para estreitar as relações comerciais entre Pernambuco e os Estados Unidos. Promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil (Brazil-U.S. Business Council), Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e Câmara Americana de Comércio (Ancham), o encontro entre as empresas da delegação e empresas do Estado foi considerado exitoso.
No primeiro dia da visita, o grupo de americanos fez um tour pelo Complexo Portuário Industrial de Suape e assistiu a uma palestra sobre as potencialidades de Pernambuco e do porto. No dia 26, os representantes das nove empresas americanas participaram de palestras e rodadas de negócios na Fiepe. Na sede da Casa das Indústrias pernambucana, foram recebidos pelo vice-presidente Ricardo Essinger; pelo secretário executivo de Desenvolvimento de Negócios, Roberto Abreu e pela cônsul norte-americana no Recife, Ursha Pitts.
Explicando as ações do governo para melhorar o ambiente de negócios e ampliar a adoção de práticas sustentáveis, o secretário Roberto Abreu foi incisivo. “O Nordeste é a região do futuro e Pernambuco está na porta de entrada desse crescimento. Temos condições favoráveis para a adoção de energias limpas como a biomassa e as energias eólica e solar, por exemplo”, explicou. “Queremos adensar os fabricantes de equipamentos para a geração dessas energias aqui em Pernambuco”. Já nas rodadas de negócios, 46 empresários pernambucanos marcaram presença para negociar com os investidores americanos. Durante cerca de quatro horas, foram realizadas 102 reuniões e quatro empresas americanas confirmaram interesse em vir para o Estado.