Novo estaleiro com 1,7 mil vagas

Depois de muita expectativa, foi confirmada ontem a vinda do segundo estaleiro para Pernambuco. Em evento realizado no Palácio das Princesas, o governador Eduardo Campos assinou um memorando com o consórcio Schain Engenharia e Tomé Engenharia para a concessão de uma área de 40 hectares no Complexo Industrial Portuário de Suape. O empreendimento não será virtual, já que atenderá a uma demanda da Petrobras para a construção da primeira plataforma de petróleo do pré-sal - no total, serão 28 unidades. A plataforma, que contará aporte de US$ 1,5 bilhão, terá que ser transportada para o Poço do Guará (Bacia de Santos). A construção do estaleiro é um investimento da ordem de R$ 300 milhões e criará 1,7 mil empregos. Os interessados nas vagas podem se cadastrar no site www.tome. com.br.

 “Suape não é só de Pernambuco. Suape é do Brasil e do mundo. Surge em Suape, de maneira irreversível, um polo de petróleo, gás e offshore. Teremos todo o empenho até o dia em que a plataforma for ser despachada para o Poço do Guará”, asseverou o governador Eduardo Campos. Representando umas das empresas responsáveis pelo empreendimento - a Schahin, José Antonio Schuvarz, destacou o apoio do Estado. “Fomos sondados por diversos estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo), mas tivemos um apoio muito grande do Governo”, disse, referindo-se à disponibilidade de terreno e incentivos fiscais.

A previsão é de que as obras sejam iniciadas em julho deste ano. Porém, a plataforma de petróleo deverá ser construída a partir de outubro de 2011 e finalizada em outubro de 2012. O consórcio Schahin-Modec é que ganhou a licitação para operar a plataforma de Guará, que produzirá 100 mil barris de petróleo por dia. O secretário das Cidades, Humberto Costa, teve direito a discursar no evento em razão do seu papel de articulação para a vinda das empresas a Pernambuco. Quando era ministro da Saúde do Governo Lula, ele teve contato com empresários que lhe procuraram há pouco mais de dois anos para manifestar interesse no Estado.

MAIS ESTALEIROS

De acordo com Fernando Bezerra Coelho, o anúncio de estaleiros está apenas começando. “Até 30 de março outros deverão estar anunciando sua opção por Pernambuco independente das propostas da Petrobras”, projetou. É provável que pelo menos mais dois estaleiros confirmem acordos para implantação em Suape.