Suape – o melhor

Recente matéria, publicada na mídia nacional, trazia pesquisa elaborada por empresa especialista, a qual elegia Suape como o atual melhor porto do Brasil. Baseou-se a pesquisa em vários critérios, entre eles: localização estratégica, mobilidade operacional, recursos operacionais disponíveis, disponibilidade de áreas para projetos especiais (refinaria, estaleiros, geradores de energia, etc.), estrutura viária e outros itens concernentes. Lemos toda a matéria, prazerosamente, pois nos lavava a alma.



O motivo desta satisfação remonta aos idos dos anos 80. Além de dirigir a construção da infraestrutura básica daquele complexo - governo Roberto Magalhães - gastávamos grande parte do tempo em manifestações de defesa do projeto, junto às mais distintas entidades, organizações e grupos políticos, que o taxavam de "megalômano", "elefante branco" e "grande consumidor do ICMS". Completamente desacreditado por parte da sociedade. Certa vez, em busca de recursos em Brasília, ouvimos de um ministro: "Tenho na minha mesa várias solicitações de outros Estados. Com unanimidade política. Sabemos que há em Pernambuco diversidade de entendimento quanto à importância do projeto. No meu lugar, vocês atenderiam a quem?" Defendemos com argumentos fortes, mas a verve política levou a melhor. De volta, mão vazias, escrevemos um manifesto – A verdade sobre Suape.



Nele, fizemos comparações que mostravam a insignificância dos valores despendidos em Suape em relação a outros projetos no Sul e Sudeste, mostrava os benefícios que adviriam para Pernambuco com sua execução, os empreendimentos que seriam atraídos, o exemplo da Bahia com Camaçari e seu polo petroquímico, etc.



Hoje, todos acreditamos no projeto e vemos o quanto tem sido importante para nosso Estado. Está acontecendo tudo aquilo que foi apregoado. Convergem as opiniões e pensamentos dos mais distintos setores.



Ano passado, em solenidade comemorativa, o governador Eduardo Campos, em gesto de desprendimento político, elogiava vários governadores presentes, seus antecessores e adversários políticos, pela continuidade e colaboração que cada um havia dado ao projeto, que, em suas palavras,"uma obra não de um governo, mais de todo pernambucano". Grande gesto. Merecido reconhecimento.


Parabéns, pois, a todos que participaram daquele empreendimento. Parabéns aos atuais gestores que continuaram com o processo de execução de tão importante obra para o povo pernambucano. Parabéns Suape, o melhor porto do Brasil.