Kraft terá fábrica em Vitória

A Kraft Foods Brasil anunciou ontem que vai investir R$ 100 milhões na implantação de uma fábrica no município de Vitória de Santo Antão, a 51 quilômetros do Recife.


A nova planta, que começa a ser construída em até dois meses, vai gerar 600 empregos diretos, com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2011. O presidente da empresa, Mark Clouse, esteve ontem no Palácio do Campo das Princesas e assinou um protocolo de intenções com o governo do estado e com a prefeitura.

 

O complexo industrial da Kraft em Vitória vai produzir chocolates da marca Lacta esucos em pó Tang e Fresh. Será a sexta unidade da multinacional no país - três ficam em Curitiba (PR), uma em Piracicaba (SP) e outra em Aracati (CE). Mark Clouse revelou que a empresa realizou prospecções em diversos estados e escolheu Pernambuco pela localização, infraestrutura, organização e agilidade do governo. No estado, foram analisados cerca de dez municípios, entre eles Escada, Goiana, Gravatá, Bezerros, Caruaru e São Lourenço da Mata.

 

"Parte da escolha (por Vitória) ocorreu pela possibilidade de desenvolvimento de mão de obra, e pela proximidade em relação ao nosso centro de distribuição, em Ipojuca, que vai escoar a produção e está sendo ampliado", comentou o executivo. A Sadia, já instalada no município, capacitou seus colaboradores em uma escola própria, a Saber Sadia, em parceria com a Faintvisa.

 

Clouse, no entanto, não revelou a capacidade de produção da nova unidade, mas garantiu que estará no mesmo nível das demais plantas. A estrutura é que será diferente, integrando numa mesma planta as linhas de chocolate e sucos em pó. "Trata-se de um mercado que vem crescendo de forma rápida, principalmente no Norte e Nordeste do país", justificou.

 

O governador Eduardo Campos afirmou que a chegada da Kraft ajuda a construir esse novo momento por que passa a indústria pernambucana. "Isso nos anima a prosseguir, cuidando de garantir um ambiente que dê tranquilidade e segurança aos investidores", declarou. Ele disse que o Nordeste vem sendo beneficiado pela política de desenvolvimento regional do presidente Lula. "Estamos reduzindo o grande fosso que separava o Nordeste do resto do Brasil".

 

A Kraft irá se instalar num terreno de cerca de 300 mil metros quadrados cedido pelo governo do estado e localizado dentro do distrito industrial de Vitória. O diretor presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães, explicou que a empresa receberá incentivos fiscais, com direito a diferir 90% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) a recolher.

 

O prefeito de Vitória de Santo Antão, Elias Vieira, ressaltou a importância de um empreendimento como esse para o município, já contemplado com a planta da Sadia. "No dia do aniversário do governador, fomos nós que recebemos um presente", disse orgulhoso, acrescentando que outras empresas estão em negociação.


Foco nos mercados do Norte e Nodeste

A nova unidade da Kraft estará focada nos mercados do Norte e Nordeste. Eventualmente, poderá até atender ao Sul e ao Sudeste. O Nordeste representa algo em torno de 10% do faturamento da empresa no Brasil, percentual que tende a crescer com a produção local de chocolates e bebidas em pó. De acordo com a Nielsen, a Kraft possui 30% de participação no mercado nordestino. No Brasil, o chocolate Lacta é a marca número um.

 

O diretor geral da Kraft no Nordeste, André Vercelli, disse que a empresa não descarta a possibilidade de utilizar fornecedores locais. Os principais insumos da planta serão açúcar, leite em pó e cacau, mas há uma infinidade de materiais que poderiam ser adquiridos no estado, como embalagens. "Estar junto de um polo industrial que está se formando e também trará sinergia ao nosso negócio", declarou. Em termos de infraestrutura, o principal insumo será o gás natural, em volume ainda não revelado.

 

Vercelli lembrou que, desde 2005, a Kraft Foods vem tentando aumentar sua presença no Nordeste. Naquele ano, a empresa abriu um escritório no Recife e a central de distribuição, "para entender o mercado local". "A fábrica é uma consequência natural desse processo. Por isso, a escolha do Nordeste para a nossa nova fábrica faz todo o sentido", completou o presidente Mark Clouse.

 

Alguns produtos da Kraft já foram customizados especialmente para o público nordestino, como os sabores acerola, cajá, graviola e siriguela do Tang. "Em breve vamos anunciar mais novidades", despistou Vercelli.

 

A Kraft Foods Brasil é subsidiária da americana Kraft Foods Global Brands, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Em 2008, alcançou receita global de US$ 40 bilhões. No Brasil desde 2003, a multinacional faturou R$ 4 bilhões no Brasil no ano passado. Nos três estados onde atua (Paraná, São Paulo e Ceará), emprega aproximadamente sete mil pessoas. Além das marcas Lacta, Tang e Fresh, a empresa traz em seu portfólio os biscoitos Nabisco (Club Social e Trakinas), as sobremesas e o fermento em pó Royal e o Philadelphia Cream Cheese.