A empresa pernambucana de papéis e papelão Ondunorte anunciou novos investimentos no Estado. O primeiro é a reinauguração da antiga fábrica da Minerva, no bairro de Beberibe, no Recife. O segundo é a ampliação da fábrica em Igarassu, que vai resultar no lançamento de dois novos produtos e o relançamento de outro. Apesar de não anunciar o montante investido, os novos negócios vão gerar 550 empregos diretos e mais 300 indiretos.
A massa falida da Minerva, com falência decretada em 1996, foi adquirida através de leilão, há dois anos. A Ondunorte arrematou a fábrica de papel da Minerva, que vai funcionar junto com a fábrica de caixas da Ciper, empresa pertencente ao mesmo grupo, mas com gestão diferente. Numa área de 20 mil metros quadrados, as duas fábricas têm capacidade de produção de três mil toneladas por mês, cada uma. Elas vão produzir papéis miolo e liner (usados na indústria de papelão) e maculatura (indústria de tubete de papelão).
O parque em Beberibe vai gerar 300 empregos diretos. Atualmente ele está funcionando em um turno, mas a expectativa é que esteja em pleno funcionamento, nos três turnos, no fim deste ano ou início de 2010. Já em Igarassu, que produz papéis tissue (para fins sanitários), a fábrica teve a área construída ampliada em 15 mil metros quadrados, tendo hoje 250 mil metros quadrados. A capacidade de produção foi dobrada, passando para 160 toneladas.
O local conta com 1,3 mil funcionários, e será aumentado em 250 empregos diretos e 300 indiretos com a ampliação. Por enquanto, o funcionamento acontece em um turno. após a fábrica ser oficialmente inaugurada, em novembro, outros dois turnos abrirão.
A ampliação deu à Ondunorte oportunidade de lançar dois produtos. O papel higiênico Alpino será o primeiro produto voltado para a classe A, enquanto a toalha de cozinha Leve Mais vai atender ao grupo B. Já o papel higiênico Rose está sendo relançado, voltado ao público D.
Hoje, a Ondunorte atende o Nordeste, Norte e Centro-Oeste, mas a expectativa é que também passe a atender Sul e Sudeste. Para isso, quatro centros de distribuição serão implantados no Brasil. “Serão em lugares estratégicos que não podemos divulgar, mas nenhum em Pernambuco. Tem fora do Nordeste também”, explicou o diretor Comercial da Ondunorte, Sérgio Pontes.
Fábricas oferecem 550 empregos
14/07/2011