Água de coco com Pepsi parece uma mistura estranha? A PepsiCo Inc anunciou ontem a compra da Amacoco, líder no segmento de água de coco no Brasil, com 70% do mercado a partir das marcas Kero coco e Trop coco.
Com a aquisição, a unidade industrial da Amacoco em Petrolina, interior de Pernambuco, passa a pertencer à multinacional americana. Na fábrica, trabalham 120 funcionários no envasamento de 17 milhões de litros por ano. Segundo a PepsiCo, os empregos serão mantidos. A companhia tem ainda planos de investimentos para Pernambuco.
A Amacoco, fundada em 1995, era uma sociedade da alagoana Sococo e do empresário mineiro Luís Otávio Possas, dono da Regon (antiga envasadora da Coca-Cola em Belo Horizonte). Segundo informações do mercado, Possas vendeu toda a sua parte para a PepsiCo, que terá o controle das marcas Kero coco e Trop coco, além das envasadoras de Petrolina, inaugurada em 2002, e São Mateus (ES). O terceiro parque industrial da Amacoco, o deAnanindéua, no Pará, onde é feita a plantação e extração do coco (há mais de 800 mil coqueiros), ficará com a Sococo, tornando-se fornecedora da Amacoco. Vale ressaltar que a Sococo já tem sua própria marca de água de coco, envasada em Maceió, hoje em terceiro lugar no ranking nacional. A reportagem tentou contactar Luís Otávio Possas e o presidente da Sococo, Émerson Tenório, mas não obteve retorno.
A água de coco compõe uma das categorias de bebidas que mais cresce no país pelas suas propriedades de hidratação, sabor e benefícios à saúde. No ano passado, o mercado do produto envasado em embalagens Tetra Pak movimentou R$ 195 milhões. "Combinar a experiência da Amacoco em produtos naturalmente saudáveis, cria grande potencial de inovação de produtos", diz Massimo D'Amore, CEO da PAP (Divisão de Bebidas da PepsiCo para as Américas). "Kero Coco e Trop Coco já são bastante fortes no Brasil e nós iremos utilizar a expertise da PepsiCo em marketing, produção e distribuição para reforçar ainda mais o consumo. Existe um grande potencial de exportação deste produto e nós poderemos levar o hábito de consumo da água de coco para o mundo", diz Vasco Luce, presidente PepsiCo América do Sul Bebidas.
A distribuição, que era feita por uma rede independente, ficará a cargo da própria PepsiCo com o objetivo de expandir as vendas pelo Brasil e outros países em que atua. De resto, segundo nota da companhia, "as operações da Amacoco que fazem parte do acordo continuarão como estão hoje, inclusive em relação aos funcionários, que serão mantidos". Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Fernando Bezerra Coelho, os investimentos da PepsiCo não param por aí. "Além da aquisição da fábrica de Petrolina, a empresa prevê mais investimentos no estado", adianta o secretário. No ano passado, a presidente da companhia, Indra Nooyi, anunciou um aporte de US$ 300 milhões no país, incluindo três novas fábricas. A PepsiCo tem 12 unidades industriais, uma delas em Suape. No portifólio de produtos, além do refrigerante Pepsi, estão marcas como Toddy (achocolatado), Quaker (cereais), Coqueiro (pescados), Elma Chips e Lucky (salgadinhos),Gatorade e Propel (bebidas esportivas), Lipton (chá pronto/ JV com Unilever) e H2OH (água saborizada).
PepsiCo anuncia compra da Amacoco
14/07/2011