Em visita à Holanda, Fernando Bezerra Coelho, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Portuário de Suape, conheceu o interesse de Frits Euderink, diretor da Royal Vopak, em implantar um novo terminal de produtos químicos e lubrificantes em Suape.
O executivo informou que, nos próximos dias, enviará um diretor para avaliar a possível área de instalação do empreendimento no complexo e as respectivas condições de arrendamento.
Atualmente, a Royal Vopak, com sede em Roterdã, na Holanda, é a maior operadora de terminais de tanque do mundo, especializada em armazenagem e manuseio de líquidos e gases químicos e óleos.
INSTRUÇÃO NAVAL - Na quinta-feira, 25, foi assinado o primeiro termo de cooperação técnica entre Pernambuco e Holanda, que deve ser firmado em abril, durante a vinda de uma missão técnica holandesa a Pernambuco.
O termo consiste em replicar no Centro de Treinamento Engenheiro Francisco Vasconcelos, escola que o Governo de Pernambuco recebeu do Estaleiro Atlântico Sul, o modelo que utiliza um simulador de última geração para o treinamento de comandantes de navios.
“A finalidade é preparar toda a mão-de-obra destinada ao polo naval do estado de Pernambuco”, afirmou Coelho.“Quando aportar em Suape, a nova escola técnica será a primeira no Brasil equipada com o simulador”, completou ao mencionar o investimento de R$ 14,7 milhões para a implantação do projeto.
“É uma das mais prestigiadas escolas européias de preparação de mão-de-obra naval e é responsável pela capacitação dos funcionários de 195 empresas do setor, na Holanda”, assegurou o secretário. Hoje, a escola forma 1.200 alunos por ano.
Holandesa instalará terminal de produtos químicos em Suape
01/06/2011