Convênio vai mapear mercado

Parceria entre Sebrae e Petrobras visa elevar a participação das micros e pequenas empresas nas aquisições da petroleira

 

RIO DE JANEIRO – As micros e pequenas empresas pernambucanas, cujas atividades têm ligação com a cadeia de petróleo e gás, terão, até 2011, a oportunidade de participar de um programa de desenvolvimento promovido pela Petrobras e pelo Sebrae. Entre as metas está elevar a participação das micros e pequenas nas compras da petroleira em 11% até 2011. Para isso, foi prorrogado o convênio para mapear a demanda e a oferta de produtos e serviços desses setores, além de preparar as micros de todo o País para venderem para as grandes empresas fornecedoras âncoras dos projetos estruturadores da Petrobras, a exemplo da Refinaria Abreu e Lima, que hoje vem sendo construída no Complexo Portuário de Suape.


Serão empregados, até o final dos próximos dois anos, R$ 32 milhões para criação de novas Redes Petro. Nessas, as principais fornecedoras da Petrobras, outras petroleiras, operadoras e instituições governamentais e acadêmicas se unem para estruturar métodos de inserção de pequenos negócios na cadeia de petróleo e gás. E Pernambuco figura no mapa dessa parceria com um dos 14 projetos já aprovados e que estão em fase de formatação.


A Rede Petro existe atualmente em 11 Estados, como Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná, dentre outros. Esses locais foram os beneficiados pelo último convênio firmado entre Petrobras e Sebrae, que durou de 2005 a 2008 e que qualificou cerca de 2,3 mil micros e pequenas empresas brasileiras, consumindo R$ 24 milhões.


“Há várias oportunidades para as micros. A Petrobras prevê gastar um volume superior a U$ 20 bilhões em aquisições para seus novos projetos, dentre eles a Refinaria Abreu e Lima. O objetivo do convênio para este ano é de aumentar em 3% a participação das micros nas compras da Petrobras. Em 2011, queremos que esse incremento chegue a 11%”, destacou o gerente de engenharia de materiais da Petrobras, Paulo Sérgio Rodrigues Alonso, no último dia do Fomenta – II Encontro Nacional de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais.

Da redação - Jornal do Commercio