O governador Eduardo Campos está tentando viabilizar, junto ao Governo Federal e instituições financeiras, um financiamento na ordem de R$ 600 milhões para a construção de um ramal ferroviário de 180 quilômetros que ligará Parnamirim a Petrolina, no Sertão do Estado.
O trecho fazia parte do projeto inicial da Transnordestina, mas foi deixado estrategicamente de lado por algum tempo, para que o sucesso na captação de recursos fosse possível. O estudo foi concluído e está no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Será mais um avanço neste modal - que hoje é pobre - para o escoamento da produção.
Outro projeto que se encontra no Dnit é referente à conexão de Petrolina até Juazeiro (BA). Orçado em R$ 260 milhões, o trecho tem 35 quilômetros. O novo traçado é necessário para que os trens, com cerca de 2,5 mil metros, não passem na área urbana das duas cidades, que hoje são unidas apenas pela Ponte Marechal Dutra.
“Quando o projeto foi feito, há poucos anos, o volume de grãos transportados chegava a 17 milhões por ano e se pensou em fazer uma rodovia paralela na Zona Rural. O Governo criou o ramal do gesso porque queria atender a demanda de gipsita. Depois, a Transnordestina veio com a proposta de trazer os grãos de Eliseu Martins (PI) e também começou a aparecer minério em Paulistana (PI). Tudo isso vai servir para atender o canal do Sertão”, comenta o superintendente de Projetos Estruturadores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Artur Maciel.
No Sertão de Pernambuco, havia três pontas mortas de ferrovia. O primeiro esboço da Transnordestina tinha exatamente como objetivo ligar estes segmentos, criando um ramal ferroviário que unisse Petrolina, Salgueiro e Missão Velha (CE). Hoje, apenas o trecho do Cabo de Santo Agostinho a Porto Real do Colégio (AL) está em obras a todo vapor. Há três anos existe uma luta para reconstruir 550 quilômetros que foram destruídos pelas chuvas ocorridas em 2000. A promessa é que a malha volta a operar no mês que vem.
Ramal do Sertão com R$ 600 milhões
01/06/2011