Estado quer atrair indústria do Canadá

A Shawcor, fabricante canadense de tubos utilizados na retirada de petróleo, está elaborando a fase final dos estudos para a implantação de uma unidade no Porto de Suape. A expectativa é que a instalação da fábrica em Pernambuco, prevista para ocorrer nos próximos meses, demande investimento da ordem de R$ 100 milhões e gere cerca de 1.000 empregos. Ontem, durante a apresentação do projeto Suape Global na cidade canadense de Toronto, no estado de Ontário, o governador Eduardo Campos acertou uma visita dos diretores da empresa ao Estado. O novo encontro foi marcado para o próximo dia 10, quando serão acertados outros detalhes necessários para a efetiva implantação do projeto.

Segundo explica Sérgio Ferreira, diretor-geral da empresa americana Bredero Shaw, braço da Shawcor, os incentivos fiscais oferecidos pelo governo do Estado e a localização privilegiada do Porto de Suape coindiram com a tendência de crescimento da demanda global da empresa. “Sabemos que há muita coisa acontecendo em Pernambuco na cadeia de exploração de petróleo e queremos participar disso”.

A Bredero Shaw é atualmente uma das maiores fabricantes mundiais de tubos e revestimentos internos, térmicos e anticorrosivos para as indústrias de petróleo, gás e água. Juntamente com a Shawcor, a empresa possui 29 plantas espalhadas por 14 países.
Durante a missão empresarial no Canadá, o governador Eduardo Campos destacou a importância de trazer a experiência de uma empresa mundial da cadeia de petróleo para o Porto de Suape. Segundo ele, isso abrirá portas para investimentos de outras organizações do país norte-americano, que hoje dispõe da segunda maior reserva mundial de petróleo. Atualmente, o Canadá dispõe da segunda maior reserva de petróleo do mundo.

A apresentação do Suape Global em Toronto reuniu mais de 80 empresários dos setores de exploração de petróleo e gás canadenses no Ontário Investment Trade Center. Além do governador, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, representantes da Refinaria Abreu e Lima, do Polo Petroquímico e da ZPE de Suape mostraram as oportunidades de negócios no Estado e o apoio que têm recebido do governo para a efetivação dos seus empreendimentos.

TURISMO

Também durante a Missão ao Canadá, o governador manteve contatos com empresários da rede hoteleira Four Seasons, que demonstraram interesse em instalar um resort de luxo no Litoral Sul pernambucano. Por questões empresariais, a companhia prefere não divulgar o provável destino. A Four Seasons possui 83 hotéis e resorts em 35 países totalizando 19.274 quartos. Com a expansão prevista até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, a rede espera atingir 124 unidades.