Enfim, a empresa chinesa de motos Shineray anunciou o total de investimento, geração de empregos e espaço que a sua fábrica terá no Complexo Industrial Portuário de Suape. O investimento inicial para a construção será de R$ 40 milhões e há previsão de gerar 300 empregos diretos, num espaço de 190 mil metros quadrados (e não 30 mil metros quadrados, como foi estimado anteriormente).
Cerca de 100 técnicos e engenheiros estarão envolvidos nessa fase inicial e a inauguração está prevista para 2012. A indústria será a primeira do grupo no Brasil. A atual distribuidora da Shineray também é a única do País e está situada no Cabo de Santo Agostinho.
A operação será de 30 mil motos por ano, mas deverá ser multiplicada por quatro logo nos primeiros 12 meses de funcionamento da fábrica. “Teremos capacidade de produção para 120 mil unidades e vamos exportar para outros mercados”, disse o diretor Executivo da Shineray no Brasil, Paulo Perez. Ontem, executivos da fábrica matriz da Shineray estavam em Pernambuco reunidos com a diretoria da distribuidora brasileira para acompanhar as definições do projeto de instalação da fábrica.
O anúncio da construção da montadora foi feito no mês de julho do ano passado e, com a conclusão da planta, os empresários estão em busca do terreno que melhor comporte as instalações.
A gerente e o diretor de Comércio Exterior da empresa, Chaty Chan e Jack Yang, vieram da China para acompanhar e avaliar todo projeto de construção da fábrica. Eles vão escolher, com os diretores Paulo Perez, Marcos Menezes e José Edson Medeiros, o terreno em Suape que mais se adeque à empresa. A estrutura contará com laboratórios de tecnologia e uma pista de testes exclusiva para os modelos comercializados pela empresa.
Os executivos chineses aproveitaram para trazer à distribuidora brasileira as novidades da linha 2010/2011, principalmente os modelos com injeção eletrônica. Hoje, a Shineray comercializa 16 modelos de motos e tem mais de 200 pontos de vendas espalhados pelo Brasil, atendendo a todas as regiões.
Shineray vai empregar 300 pessoas em Suape
01/06/2011