Elcoma investe na ampliação de fábrica

Empresa vai investir R$ 3 milhões para dobrar sua capacidade de produção, apostando que mercado voltará a crescer. Grupo é o único fabricante de computadores (incluindo laptops) em Pernambuco

 

Única fabricante de computadores instalada em Pernambuco, a Elcoma vai investir R$ 3 milhões para dobrar a sua capacidade instalada, que é de produzir 2,5 mil unidades por mês. Depois da expansão, poderá fazer até 5 mil unidades mensais. A ampliação ocorre pouco mais de um ano depois que a empresa deu início às suas atividades no Estado.


“O mercado está voltando a crescer e nossa expectativa é que sejam vendidos o mesmo número de computadores de 2008”, afirma o presidente da Elcoma, Júlio Gil Freire.


Em 2008, foram vendidos 11 milhões de computadores em todo o País, contra 10 milhões comercializados em 2007. “O consumo estava aumentando muito. A crise freou um pouco esse crescimento”, diz. Somente em Pernambuco, são comercializados cerca de 25 mil a 30 mil computadores mensalmente. A empresa também fabrica laptops.


Grande parte da produção é comercializada em lojas locais, mas a empresa também participa de licitações e vendas corporativas, fazendo computadores adequados às necessidades das empresas que estão adquirindo o produto.“No projeto professor conectado vendemos 1,5 mil laptops”, comenta.


A Elcoma está instalada numa área de 450 metros quadrados onde funcionava a antiga fábrica da Philips, no Curado. “Quando a Philips fechou, compramos uma parte dos equipamentos e passamos a produzir componentes eletrônicos”, lembra Freire.


A partir de 2007, a empresa passou a importar insumos para computadores. A fabricação foi iniciada no ano passado depois que a companhia recebeu a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Somente a cobrança desse tributo resulta num preço 15% maior no produto final.


“Para fazer computadores se deve ter uma logística apurada. Temos uma filial nos Estados Unidos para fazer compras e trabalhamos com uma agência de compras em Hong Kong. A maior parte dos nossos insumos são importados”, comenta.


Inicialmente, a empresa começou com duas pessoas em 2007, quando importava os componentes de computadores. Hoje, ela emprega 55 trabalhadores.


A Elcoma também conseguiu a certificação ISO 9001, que documenta todos os processos da empresa para que eles passem a ser feitos da forma mais eficiente, evitando desperdícios.