novo terminal de cargas mais moderno e inovador. A TAM Cargo, unidade de cargas da TAM Linhas Aéreas, apresentou, na manhã de ontem, suas novas instalações no Recife, localizadas no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre. O local, cuja estrutura física comporta uma área total de 1,8 mil metros quadrados, foi repaginado para incrementar o transporte de mercadorias.
O projeto de reforma já ocorre em outros terminais de carga da companhia no Brasil. Com as inovações, a base do Recife passa a ser a mais moderna do Nordeste e uma das mais importantes no sistema da TAM Cargo. O terminal pernambucano modificou o layout de acordo com as diretrizes do reposicionamento da marca TAM, adquiriu novos equipamentos tecnológicos e é o primeiro a receber o novo padrão de ambientação da companhia. As reformas receberam investimentos de cerca de R$ 10 milhões.
O despacho de cargas vai ganhar em aumento da capacidade de operação. Uma das três lojas do local dispõe de oito balcões para a liberação de mercadorias e um ponto exclusivo para a retirada de volumes, além de guichês para receber coletas feitas pelos funcionários da base em empresas e domicílios. As reformas serão responsáveis por duplicar o volume de cargas transportadas. O terminal também ganhou setores exclusivos de embarque e desembarque de mercadorias, câmara fria para armazenamento de perecíveis e sala com equipamento de raio-X.
De acordo com Carlos Amodeo, diretor de cargas da TAM, o posicionamento estratégico do Recife e da região Nordeste permitiu a modernização das instalações no sentido de intensificar e melhorar a qualidade de atendimento aos clientes. "Com a conclusão das reformas, que duraram cerca de um ano, o terminal passa a operar com uma capacidade média de 35 toneladas por dia, quando antes operávamos com 16 toneladas. Caso a demanda aumente,podemos suportar uma movimentação diária de até 80 toneladas", explicou.
O setor operacional, inclusive, recebeu recursos de aproximadamente R$ 6 milhões. Dentre as novidades, a companhia investiu em um moderno sistema funcional de comunicação que utiliza uma rede wireless de rastreamento de cargas via códigos de barra com os dados do protocolo de serviços. A ferramenta permite que tanto os funcionários quanto os clientes monitorem cada passo do transporte das mercadorias pela internet. Desde 2008, a empresa injetou, em nível nacional, cerca de R$ 22 milhões somente no sistema de comunicação.
A nova gerente do terminal, Ane Benevides, já projeta metas para aumentar o fluxo do transporte de cargas. "Nosso maior desafio, com este novo terminal piloto, será atingir a capacidade máxima de 80 toneladas diárias, em função do crescimento das operações no Complexo de Suape, e garantir o crescimento das atividades, pois a posição estratégica do Recife permite mais agilidade operacional", completou.
Da redação - Diario de Pernambuco