Comerciantes estão otimistas e esperam vendas maiores

Empresários estão confiantes e acreditam que o Natal de 2009 vai ser gordo, com comercialização até 18% superior ao desempenho de 2008


O consumidor segurou um pouco o dinheiro, no Natal do ano passado, por causa do susto que a crise financeira global causou. Este ano, os lojistas esperam que os clientes gastem como nunca. Segundo as administrações dos shoppings do Grande Recife, o clima é de otimismo entre os comerciantes. “A gente sente um otimismo nos corredores do centro comercial. Esperamos um aumento de vendas entre 15% e 18% para o Natal deste ano em comparação com o mesmo período de 2008”, explica a gerente de Marketing do Shopping Plaza, Zuleica Santos. Ela acredita no bom crescimento das vendas com base na renda média dos moradores dos bairros nobres que ficam no entorno do shopping.


No Tacaruna, o otimismo também é grande. A perspectiva de aumento nas vendas é de 15%, diz o superintendente Elenio Tolomei. “Os lojistas estão esperando um Natal gordo como eles mesmo gostam de dizer”, comemora. Ele informa que várias operações serão abertas no centro comercial até o final do ano. Entre elas estão as lojas da sapataria My Shoes e da rede de presentes Imaginarium. “Este ano já inauguramos várias operações importantes como a loja da Centauro e a Damyler”, completa. O Plaza vai ganhar uma unidade da MultiCoisas e inaugurou recentemente uma loja da Adidas. O Shopping Recife informou que só vai divulgar as informações sobre as expectativas para o Natal no início de novembro.


O comércio do Centro do Recife também conta com boas vendas natalinas. “Acreditamos que este será um dos melhores dezembros dos últimos cinco anos. Estamos esperando fechar as vendas do mês de outubro para divulgar o percentual de crescimento esperado para as vendas”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sílvio Vasconcelos.

 

Da redação - Jornal do Commercio