Confiança da indústria sobe 4,4%

Os bons ventos que passam por Pernambuco levantaram de vez a moral dos empreendedores. Isso porque a pesquisa Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação em Pernambuco, divulgada pela Agência Condepe/Fidem, revelou aumento de 4,4% no Índice de Confiança da Indústria de Pernambuco (ICI-PE). O estudo foi realizado entre janeiro e fevereiro deste ano. A confiança do setor passou de 117,9 para 123,1 pontos, sendo o maior da série histórica feita a partir de janeiro de 2000. Vale lembrar que foram considerados os dados com ajuste sazonal.

O otimismo ocorre por conta das previsões favoráveis da produção para o trimestre fevereiro/abril. Das 212 empresas consultadas, 54,3% prevêem expansão no trimestre fevereiro/abril e, pela primeira vez, nenhuma empresa pretende reduzir a produção. Em janeiro, estes percentuais haviam sido de 50,3% e 12,8%, respectivamente. Em fevereiro de 2010, o Índice da Situação Atual (ISA) avançou 0,5%, ao passar de 125,6 para 126,2 pontos. O Índice de Expectativas (IE) elevou-se em 8,4%, alcançando 120,1 pontos, o maior da série histórica.

O indicador que mede o nível dos estoques contribuiu para a elevação do ISA entre janeiro e fevereiro. A parcela de empresas que afirmam estar com estoques insuficientes aumentou de 10,1%, em janeiro, para 13,2% em fevereiro. Já a proporção que apontam estoques excessivos diminuiu de 7,2% para 1,8%, o menor percentual da série. É positivo para a economia quando a indústria não consegue recompor os seus produtos inteiramente, no caso de estoques insuficientes. Hoje, as indústrias química e de produtos alimentares vivem esse momento de limitação nas ofertas.