No início deste mês, o Complexo Industrial Portuário de Suape recebeu o prêmio Pelópidas Silveira 2012 na categoria Governo, concedido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Itep. A homenagem, que fez parte das comemorações dos 70 anos da Instituição, foi um reconhecimento aos serviços prestados por Suape em prol do desenvolvimento do Estado. Também foram premiados o Sebrae, na categoria Empresa, o presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes, na categoria Personalidade, e a superintendente de Inovação Tecnológica do Itep, Marcia Maria Pereira Lira, na categoria Gestor.
O presidente do Itep, Frederico Montenegro, destacou que a escolha dos homenageados foi feita mediante consulta interna e acatada pela diretoria. Além disso, ele aproveitou a oportunidade para falar sobre as crescentes demandas por tecnologia. “Temos uma nova economia que desponta e precisa de qualificação a nível internacional. Precisamos atender com pesquisa e estamos conseguindo fazer isso em conjunto com as instituições que dão apoio ao desenvolvimento”, afirmou.
“O Itep tem uma forte participação na economia do Estado, já que não se faz desenvolvimento sem pensar em tecnologia, inovação e pesquisa”, disse o secretário de desenvolvimento econômico e presidente de Suape, Frederico Amancio. Na ocasião, o secretário falou também sobre a parceria entre os órgãos na realização do projeto de Pedagogia Ambiental de Suape: “esse trabalho é realizado junto às comunidades da região e visa disseminar a temática ambiental. A equipe do Itep tem nos apoiado muito na concretização desse objetivo”. Na cerimônia, marcada pelo resgate da memória institucional, também foram homenageados os ex-presidentes da instituição com a inauguração da Galeria dos Presidentes.
Projeto de Pedagogia Ambiental – Por conceber a educação ambiental como um dos principais eixos estruturadores das relações entre a sociedade e o meio ambiente, o Complexo de Suape desenvolve o projeto Pedagogia Ambiental, cuja instituição executora é o Itep. O projeto oferece dois cursos e duas oficinas, que são gratuitos e propiciam certificação, material didático (apostila, mídias e outros), camisa, alimentação (almoço e lanches) e transporte com saída dos centros do Cabo e de Ipojuca. As aulas são realizadas no Centro de Treinamento (CETREINO) e em ambientes naturais do Complexo (viveiro, mata, etc.).
Complexo de Suape é homenageado nos 70 anos do Itep
26/10/2012