Lojas passam a se dedicar com exclusividade à venda de óculos. Grupo holandês não revela valor investido na compra
A Clock's agora é Fototica. A ótica pernambucana, que tinha 32 anos de atuação e pertencia à família Margolis, foi adquirida pela multinacional holandesa Hal Investiments, maior varejista ótico do mundo e dona da Fototica - presente no Brasil com 112 lojas em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Sergipe. A Clock's tinha dez pontos de venda e 160 funcionários. Uma das filiais será transformada em loja piloto da Fototica. As demais permanecerão com a marca Clock's, até fevereiro, quando as unidades estamparão também a1 grife Fotótica e serão remodeladas. Entre as mudanças, está o fim das vendas de relógios e joias nas lojas, que se dedicarão exclusivamente aos óculos. A Fototica também planeja abrir mais seis unidades no Recife, dentro de doze meses, com investimentos de até R$ 5 milhões.
Essa é a terceira rede brasileira adquirida pela Hal Investiments. Inclusive, a atuação do grupo no país começou com a compra da Fototica (SP) e Fábrica de Óculos (BA), em 2007. O valor da compra da Clock's não foi divulgado. "A rede estava crescendo e não tinha problemas financeiros. Mas foi uma proposta irrecusável. É a globalização. Eles queriam comprar uma rede do mercado local e escolheram a melhor", justifica Evânia Margolis, filha e sócia do fundador da Clock's, Moisés Margolis. "Só fico triste porque queria passar a empresa para os meus netos e bisnetos", lamenta o fundador Moisés, hoje com 78 anos. Quando a empresa foi fundada em 1977, o negócio começou com a venda de joias e relógios de pulso (daí o nome). Dez anos depois, os óculos entraram para o mix de produtos e se tornaram o carro-chefe, representando hoje 70% das vendas.
Com a mudança de dono, as lojas venderão exclusivamente óculos. "O segmento ótico já é muito complexo. Não queremos dividir a atenção", afirma Marcello Macedo, presidente da Fototica. O público-alvo, que tinha o foco na classe A e B, também vai buscar a camada C. "Nós temos uma meta de atingir 500 unidades em 2012. Não conseguiríamos isso com lojas do tipo boutique", conclui. A filial da Clock's do Shopping Guararapes será transformada em uma unidade piloto da Fototica. "A ideia é testar os consumidores com o nosso conceito de loja", comenta ele. Entre os diferenciais, está a divisão da loja em óculos escuros, infantis, masculinos e femininos, que tem ainda as seções clássico e fashion. Todos os modelos ficam à disposição do consumidor, que não depende do vendedor para prová-los.
As demais lojas permanecerão com a marca Clock's até fevereiro de 2010, quando passarão por uma transição. "Neste momento, as lojas terão as duas marcas", adianta Marcelo. A intenção da rede, no entanto, é transformar todas as unidades em Fototica. Pelo acordo, a família Margolis fica na empresa até fevereiro e está impedida de atuar no segmento ótico por cinco anos. "Pretendemos entrar no ramo de joias e relógios, que a Fototica não quer. Também estamos negociando o licenciamento da marca Clock's, quando todas as lojas virarem Fototica. Mas se a proposta não for boa, vamos criar outra. O desafio é criar uma marca tão boa quanto a Clock's", diz Moisés Margolis.
Fototica adquire a rede pernambucana Clocks
13/07/2011