A negociação deve ser finalizada na próxima semana
A direção do Complexo Industrial Portuário de Suape espera fechar acordo na próxima semana com a empresa norteamericana Oxbow (Carbon Minerals LLC) para que o grupo passe a operar na zona portuária. Esse seria o desfecho de uma “novela” que se iniciou no mês de março de 2008, quando foi assinado o protocolo de intenções entre a Petrobras e a própria Oxbow. A ideia é implantar uma unidade de beneficiamento e comercialização do coque de petróleo (fonte de combustível para as indústrias de cimento e energia), num investimento que pode alcançar a cifra dos US$ 150 milhões.
O empreendimento deverá ser instalado numa área próxima à Refinaria Abreu e Lima e gerar 200 empregos diretos e mil indiretos. “Na próxima semana, os diretores da Oxbow nos Estados Unidos vão estar no Brasil. Eles comparecem a uma reunião com a diretoria de abastecimento da Petrobras, no Rio de Janeiro. Nós (Porto de Suape) também teremos uma conversa com eles e acredito que será conclusiva”, afirmou o presidente do Complexo e secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.
Quando esteve em Pernambuco, o presidente da companhia, Brian L. Acton, chegou a declarar que o ritmo de instalação da unidade seria determinado pela velocidade das negociações com a Petrobras. Não obstante, disse esperar uma movimentação de cerca de 1,5 milhão de toneladas de coque por ano. O empreendimento corresponde a um interesse na expansão de negócios no Nordeste. Atualmente, a Oxbow é uma das maiores empresas privadas da Flórida, sendo a maior fornecedora do mundo de coque de petróleo.
Com 100 anos de atuação, o grupo americano marca presença em todos os continentes, contando com especialização na produção de coque calcinado (um ingrediente-chave no processo do alumínio), mineração e marketing de carvão, entre outros serviços que estão relacionados. A Oxbow Carbon possui aproximadamente US$ 3,4 bilhões em receitas anuais e comercializa mais de 47 milhões de toneladas de carbono anualmente.
Empresa Oxbow perto de fechar acordo com Suape
14/07/2011