Empresas locais vão aprender a exportar

Nos próximos dias 24 e 25 deste mês o Sebrae vai oferecer uma capacitação para os microempresários pernambucanos que desejam exportar seus produtos. A iniciativa mostrará como as empresas locais podem se adequar ao comércio exterior, os preços da exportação, a logística de entrega e a melhor maneira de apresentar os produtos locais para o mercado internacional. O evento tem caráter preparatório para o II Encontro de Compradores Internacionais em Pernambuco, que acontecerá entre 21 e 23 de setembro, na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).

"A oficina terá duas etapas. Na primeira, as empresas têm acesso a informações sobre como se adequar às normas de negócios internacionais. Já no segundo dia, eles passam por consultorias individuais, com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos ao contexto de cada empresa. A ideia é preparar os participantes para um melhor aproveitamento das possibilidades de negócio", explicou a gestora de projetosde internacionalização do Sebrae, Margarida Collier. Segundo ela, os empresários pernambucanos estão muito voltados ao mercado nacional, que está aquecido. Assim, acabam perdendo boas oportunidades de exportar.

"Nós temos muitas potencialidades. As frutas que são abundantes aqui, como manga e uva, estão em alta lá for a e não conseguimos aproveitar isso. Além de muitas empresas não buscarem a exportação, existem as que não conseguem valorizar o produto. Quando oferecemos uvas desidratadas, por exemplo, conseguimos potencializar nossas mercadorias, agregando maior valor e diferenciando o nosso produto", ressaltou Margarida. Ela disse também que as mercadorias precisam ter a "cara" brasileira para serem valorizadas no mercado externo.

"As pessoas gostam de ver características específicas naquilo que estão consumindo. Não querem uma blusa qualquer do Brasil, e sim uma peça com renda Renascença", disse Margarida. Ainda de acordo com ela, ao final do curso preparatório, as empresas terão construído uma planilha real de custos que servirá de base para as negociações no encontro de compradores internacionais. "Queremos ajudar aquele microempresário que tem vontade de exportar, mas não entende o processo".

Encontro - O foco da comercialização da rodada de negócios que será realizada em setembro estará nos setores de confecção, móveis, decoração, alimentação e bebidas, construção civil e cosméticos. No evento, estarão presentes compradores de 15 países, entre eles Portugal, Espanha, Chile, Equador, Paraguai, Polônia, Emirados Árabes Unidos e Nigéria. Para participar da qualificação, que é gratuita, é preciso estar inscrito no encontro, cuja taxa é de R$ 100.
O cadastro vai até o dia 20 e os interessados devem enviar um perfil empresarial para o fax (81) 3421 8778 ou para o e-mail comex@fiepe.org.br. Há vagas para 50 pessoas na qualificação. Já para a capacitação não há limite de inscrições. Mais informações pelo 0800-570-0800, de segunda a sexta, das 8h às 20h.