Agora, só falta finalizar a dragagem. Ontem, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) confirmou a conclusão dos testes de inundação da Portal Batel e informou que, no último sábado, avisou à diretoria do Complexo Industrial Portuário de Suape sobre o término do trabalho. A expectativa é de que até o fim deste mês seja lançado ao mar o primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef I), que atende a uma demanda da Transpetro. O diretor de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, Ricardo Padilha, assegurou que a retirada de dejetos e de areia do mar será retomada a partir de hoje.
“Vale registrar que a dragagem é em frente à Porta Batel deles porque nós esperávamos pelo término dos testes de inundação para recomeçar o serviço. Hoje, aquela área tem uma profundidade de três metros. Nós vamos ampliá-la para oito metros, que é o suficiente para que o navio vá ao mar”, explicitou Padilha. A dragagem demorará duas semanas para ser completa. Ou seja, em princípio, apenas em abril a embarcação poderia ser liberada. Porém, explicou o diretor, é possível criar um acesso para atender ao propósito do EAS de pôr o navio no mar no dia 30 deste mês.
A dragagem do dique seco corresponde a um pacote de obras que está dentro de recursos enviados pela Secretaria Especial de Portos (SEP). No total, são R$ 91 milhões em investimentos. Antes do processo de dragagem, a profundidade do terreno variava entre três metros e 16 metros, a depender do trecho. A expectativa é de que em julho seja entregue à Transpetro este primeiro navio - petroleiro do tipo Suezmax. O EAS é um investimento de R$ 1,4 bilhão e tem capacidade de processamento de 160 mil toneladas de aço por ano numa área total de 1 milhão e 620 mil metros quadrados.
Concluídos testes em Suape
01/06/2011