A cogeração de energia elétrica, a geração de energia térmica e o processo de climatização de ambientes a partir do gás natural foram tema de debate no seminário “Copergás Negócios”, promovido pela Companhia em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado – ABEGÁS, nos dias 23 e 24/10, no Hotel Transamérica Beach Class International, em Boa Viagem. O seminário contou com a participação de representantes do Ministério das Minas e Energia e do BNDES. Convidado especial do evento, o jornalista Luiz Nassif fez uma abordagem sobre a conjuntura econômica do mercado de gás natural no Brasil.
Entre os temas tratados no primeiro dia, destaque para os benefícios da cogeração para o sistema elétrico, a sustentabilidade da cogeração para os sistemas de climatização, as linhas de financiamento do BNDES e os projetos de climatização e cogeração a gás natural. Com igual relevância, estiveram em pauta, ainda, as potencialidades da cogeração nos segmentos da indústria e do comércio, a terceirização de investimentos e a gestão de operação, a tecnologia em sistemas de cogeração, a terceirização de investimentos e a gestão de operação e manutenção, além do sistema de cogeração e climatização da Copergás.
No dia 24, as discussões giraram em torno das questões estratégicas para a inserção do Gás Natural Veicular - GNV no segmento de veículos leves e pesados no Brasil. Práticas de sucesso em vários países e no Brasil foram apresentadas, com foco nas vantagens do GNV, entre as quais a de ser o combustível com o mais baixo teor de emissão de carbono, além de sua economia e segurança. De acordo com dados da ABEGÁS, o GNV já é utilizado em quase 500 mil veículos pesados no mundo, já havendo, no Brasil, a tendência de usá-lo em substituição ao diesel.
Copergás e Abegás promovem seminário sobre energia
26/10/2012