A cidade de Salgueiro, a 510 km do Recife, vai abrigar uma moderna fábrica de computadores a partir de 2010. A Tupan Informática vai importar componentes eletrônicos de uma das maiores fabricantes mundiais de hardwares, a chinesa Compal Electronics, e montar desktops, notebooks, telefones celulares e também suprimentos como pentes de memória, gabinetes e outros itens no Sertão Central do estado.
A informação foi dada ontem pelo governador Eduardo Campos em entrevista coletiva na cidade de Salgueiro. O grupo irá investir cerca de R$ 4 milhões na construção da unidade que ficará localizada num terreno de 30 mil metros quadrados doado pela prefeitura às margens da BR-232.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, os incentivos fiscais serão concedidos através do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) logo após a próxima reunião do Conselho Estadual de Política Industrial, Comercial e de Serviço (Condic) marcada para dezembro.
Empregos - As obras devem ser iniciadas logo em seguida. "Quando estiver em pleno funcionamento, a Tupan Informática vai gerar 200 empregos diretos", detalhou Eduardo, durante a inauguração de uma Academia da Cidade no município. Para o governador, a chegada da empresa agrega valor ao terminal de logística de Salgueiro.
"Era uma coisa inaceitável pensar que uma empresa que procurasse Pernambuco para se instalar recebesse o mesmo tratamento fiscal para ficar em Suape ou no Sertão do estado. Nosso governo reviu essa estratégia e aumentou os incentivos para que as indústrias optem por cidades que antes só ouviam falar lá longe de tudo que chegava a Suape. Desse modo, conseguimos trazer novos investimentos para as cidades mais afastadas do Recife", disse Eduardo citando os exemplos da Perdigão, em Bom Conselho, da Netuno, em Belém do São Francisco e da Sadia e da Kraft Foods, em Vitória de Santo Antão.
Da redação - Diario de Pernambuco