Vinte projetos ganham incentivos do Estado

Vinte projetos – entre implantações e ampliações de indústrias e centrais de distribuição – foram beneficiados, ontem, com desonerações fiscais, na antepenúltima reunião do ano do Conselho Estadual de Políticas Industriais, Comerciais e de Serviços (Condic). Ao todo, os projetos somam R$ 383 milhões em investimentos e devem criar 3.238 novos postos de trabalho em Pernambuco. Completam a lista outras quatro propostas feitas para comércios importadores atacadistas.


O maior destaque da reunião de ontem ficou por conta do projeto da Neotextil, empresa paulista que produz tecidos esportivos para marcas como Nike e Puma e que fornece o material utilizado na confecção do uniforme da seleção brasileira de futebol. O grupo irá implantar uma planta têxtil em Paulista orçada em R$ 172 milhões.


O evento serviu ainda como oportunidade para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, realizar um balanço da atração de novas empresas para solo pernambucano na gestão Eduardo Campos e destacar a concretização de uma das principais bandeiras do governo: a interiorização do desenvolvimento.


Segundo os números divulgados por Bezerra Coelho, de 2007 a 2009, Pernambuco recebeu 185 novos empreendimentos industriais, sendo 60 para o interior. “Quase um terço foi direcionado para fora da Região Metropolitana do Recife”, destacou. Esses foram responsáveis pela geração de 9.571 empregos. A mudança na legislação do Prodepe, que ampliou os benefícios para as unidades instaladas fora do Grande Recife, de acordo com o secretário, foi um dos principais fatores para esse cenário.

Da redação - Jornal do Commercio