Horizonte Profissional premia melhor narrativa

    A segunda edição do projeto Horizonte Profissional – idealizado pela Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação e o Complexo Industrial Portuário de Suape – chegou ao fim na última quinta-feira (23), premiando 15 narrativas de alunos do ensino médio de escolas de referência e técnicas pernambucanas. Com o objetivo de aproximar os jovens estudantes da realidade e oportunidades de um dos principais polos da dinâmica economia estadual, os alunos são levados em visitas para Suape. A cerimônia de encerramento ocorreu no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco.

    A vencedora desta edição foi Maria Victoria Pontes, da Escola Dr. Eurico Chaves, localizada em Sirinhaém. Além do certificado, ela levou para casa um iPhone. A escola recebeu uma TV de 32 polegadas. Essa premiação foi repetida para todos os colocados até a 5º posição. Para quem ficou entre 6º e 10º o prêmio foi um iPod. Os que estiveram entre a 11ª e 15ª colocação receberam uma câmera fotográfica. Todas as escolas classificadas ganharam placas comemorativas. O tema das redações, estimuladas ao fim das visitas, foi “Desenvolvimento e Sustentabilidade”.

    Em discurso, o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Márcio Stefanni Monteiro, esclareceu a importância de eventos como este. “É com felicidade que nós vemos a instalação de empresas. Mas o maior capital das empresas é o capital humano. São vocês, amanhã, que ingressarão nesses postos de trabalho”, pontuou, referindo-se às oportunidades de empregos hoje oferecidas pelas mais de cem empresas em operação em Suape e outras 50 em fase de implantação.

    No ano de 2012, 4.554 jovens de 99 escolas pernambucanas participaram do projeto. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), 64 escolas de 16 municípios foram contempladas. No interior, 35 centros de ensino de 30 municípios fizeram o itinerário. Além da própria visita, os estudantes puderam conhecer os locais de preservação ambiental e a Zona de Preservação Cultural de Suape. Também participaram do evento o secretário de Educação, Ricardo Dantas, e o de Turismo, Alberto Feitosa.