No mercado, os temas sustentabilidade e moda são muitas vezes antagônicos. A cada mês novas tendências, estilos, modelagens e acessórios chegam às lojas. E então, um questionamento surge: como inserir ações sustentáveis neste setor? Com o intuito de discutir este tema, a Universidade de Pernambuco realizou, neste sábado (15), o V Seminário de Moda Sustentável, na Escola Politécnica de Pernambuco (Poli). Estiveram presentes no evento mais de 100 pessoas, entre acadêmicos, estudantes, profissionais do setor, representantes das empresas e do Governo do Estado.
O proprietário da lavanderia Mamute, Edilson Tavares, abriu o seminário falando sobre a experiência de utilizar práticas sustentáveis na sua empresa, localizada em Toritama, um dos municípios do polo têxtil e de confecções de Pernambuco. Tavares implementou a reutilização de água para lavar o jeans através de uma tecnologia alemã que, segundo ele, é uma das alternativas com mais baixo custo já desenvolvidas na região. “Antes eu utilizava mil litros de água para a lavagem do jeans, e agora uso 800 litros. É lucro para a empresa e para o meio ambiente”.
Segundo a gerente de segmentos econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Verônica Ribeiro, o Polo T&C de Pernambuco cresceu substancialmente nos últimos anos, ampliando de três para 35 municípios agregados à cadeia. Para ela, o grande desafio do momento é mudar o perfil do polo através de iniciativas que fomentem a inovação, como o projeto do Marco Pernambucano da Moda. “Queremos, a partir de agora, reter nossos talentos e exportar nosso valor”, afirmou.
O V Seminário de Moda Sustentável foi uma iniciativa da Universidade de Pernambuco (UPE), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
Incubação - Como parte da programação do evento, todos os 50 inscritos no edital da incubadora de design do Marco Pernambucano da Moda tiveram sua primeiro reunião com o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTC), responsável pela gestão do local a partir do próximo ano. Na ocasião, o gestor Fred Maia falou sobre o processo de seleção e, ao final do evento, tirou as dúvidas relativas à próxima etapa do edital, que acontecerá em janeiro de 2013.
Moda combina com sustentabilidade
28/12/2012