Com uma tripulação de 47 pessoas, entre elas 23 com deficiência, a primeira embarcação acessível atracou no Porto do Recife. O veleiro possui 52 metros de comprimento, com capacidade para navegar em qualquer mar, e já transportou mais de 30 mil pessoas. O barco, que dará a volta ao mundo divulgando a possibilidade de uma embarcação acessível a todo tipo de tripulação, permaneceu no Recife durante três dias.
O projeto da embarcação foi concebido pela ONG inglesa Jubilee Sailing Trust, e foi construído visando à acessibilidade. A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, junto com o Superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), João Rocha, recepcionaram o veleiro inglês, batizado de Lord Nelson.
Laura Gomes destacou a importância de existir embarcações como esta no país. "Essa é uma iniciativa brilhante. Mostra que barcos deste porte podem ser criados pensando nas necessidades das pessoas com deficiência. Precisamos nos conscientizar de que todas as pessoas têm o direito a ter acesso a qualquer meio de transporte".
Vinda de Fernando de Noronha, a embarcação atracou às 16h da última quarta-feira, 12, no Porto do Recife. Ao sair de Pernambuco, o veleiro acessível seguiu para o Rio de Janeiro e continuou sua jornada indo para o Cabo (África) e Singapura (Índia). Em seguida, retornará para a América Latina, e finalizará o seu roteiro dando a volta ao mundo até 2014.
Embarcação acessível atraca no Porto do Recife
28/12/2012